AraucáriaCuritiba

𝐌𝐢𝐥𝐡𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐧𝐢𝐟𝐞𝐬𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐬𝐞 𝐫𝐞ú𝐧𝐞𝐦 𝐞𝐦 𝐂𝐮𝐫𝐢𝐭𝐢𝐛𝐚 𝐞 𝐀𝐫𝐚𝐮𝐜á𝐫𝐢𝐚 𝐞𝐦 𝐝𝐞𝐟𝐞𝐬𝐚 𝐝𝐚 𝐝𝐞𝐦𝐨𝐜𝐫𝐚𝐜𝐢𝐚 𝐞 𝐥𝐢𝐛𝐞𝐫𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐞𝐱𝐩𝐫𝐞𝐬𝐬ã𝐨

Manifestantes se reuniram, hoje (7), no centro cívico de Curitiba e na Praça da Bíblia em Araucária em defesa da democracia e liberdade de expressão. O ato começou às 14h e terminou por volta das 18h. Em Curitiba a concentração começou por volta das 9 horas com cerimônia de hasteamento da bandeira nacional, no qual foi usado um guindaste para erguê-la. A organização do ato na Capital falou em 90 mil participantes. Em Araucária ainda não foi divulgado o número.

As pautas dos participantes do ato também incluem a defesa do voto impresso e contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Vestidos de verde e amarelo o protesto seguiu a linha do realizado em Brasília, com apoiadores do governo de Jair Bolsonaro e o grito pela Liberdade. Leoni Tereza, 56 anos, foi à manifestação, no centro de Curitiba, com amigas e pessoas da igreja em busca de diretos que ela acredita que o Brasil está perdendo. “Eu vim aqui hoje porque quero que no nosso país a gente continue a ser livre. Eu acho que a liberdade é a coisa mais importante para um povo. Hoje a manifestação aqui me surpreendeu eu vi que o curitibano quer liberdade como todo o resto do nosso país”, expressa. Ela diz ainda que os jovens precisam aprender a brigar pela liberdade, pois sem ela não se pode nada.

Paulo Vinolli, 59, metalúrgico aposentado, foi na manifestação com a esperança de lutar por um Brasil melhor para deixar aos filhos, netos e para todos e motivado para gritar pela liberdade. “Hoje em dia não podemos falar nada que já somos repreendidos eu sou totalmente contra a esquerda que está acabando com nosso Brasil e o supremo que se julga um semideus, mas aqui está a prova que quem manda no país somos nós os brasileiros.”

O ato foi liderado por movimentos ligados ao conservadorismo, à direita, a associações militares e a organizações religiosas e encheram, ao longo do dia, as frentes do Palácio Iguaçu (sede do governo local), Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal do Júri e da Prefeitura de Curitiba. Na manifestação, havia a presença massiva de crianças acompanhada de pais e familiares com cornetas e tintas verde e amarela nos rostos.

A dona de casa Jaqueline Camargo viu no ato uma forma de manifestar a opinião e apoio ao Bolsonaro “O nosso presidente me representa me dando liberdade de expressão e com os mesmos princípios que eu sigo, a mesma fé, por isso eu vim hoje. O que eu vejo aqui é famílias com crianças todas com a mesma expressão de alegria de quem está lutando pelos mesmos direitos e isso também me dá tranquilidade de vir aqui por ser uma manifestação tranquila”. Segundo a PM não houve nenhuma ocorrência de tumultos na manifestação. “Foi tudo muito pacífico, não houve tumulto e nenhuma briga”, relata a soldada Gislaine.

Confira as fotos:

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.