Em clima de grande festa, foi realizada na tarde desta quarta-feira (09) mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Desta vez, foram 1.400 alunos formandos de 18 escolas. Este é o 15º ano do programa no município em uma parceria com o 17º Batalhão da Polícia Militar, Prefeitura de Araucária e escolas municipais e particulares do município.
No Ginásio Joval de Paula Souza, além dos estudantes e autoridades civis e militares, muitos familiares estavam na arquibancada para prestigiar este momento importante para os pequenos. O vice-prefeito Rui Souza exaltou a importância do programa para a formação dos alunos como cidadãos. “O meu desejo, como vice-prefeito e como pai, é que vocês [crianças] pratiquem tudo aquilo que foi ensinado”, disse complementando que a soma de esforços de tantos profissionais é o motivo do sucesso da ação.
A secretária de Educação Janete Maria Miotto Schiontek lembrou a todos que “todo dia é dia de Proerd”, numa referência à tomadas de decisões importantes no dia a dia, e motivou os pais a incentivarem seus filhos a terem a coragem de dizer ‘não’ a tudo que for prejudicial. Responsável pelo Proerd no Paraná, o tenente coronel Ronaldo de Abreu citou um trecho do hino de Araucária e o relacionou com as crianças: “Para que sejam ‘altivos pinheiros’ e ‘briosos tingüis’, elas precisam de carinho. A escola e a Polícia são parceiros. Mas a responsabilidade é de vocês, pais”, disse.
Festa – A festa comandada pelos PMs Lopatiuk e Terra contou com apresentações de capoeira, desfile de motos da Polícia Rodoviária, leitura de algumas produções de texto dos alunos, juramento e entrega de certificados. Participaram da formatura as escolas municipais: Ibraim, Cecy Cantador, Nadir, Ayrton Senna, Juscelino Kubitschek, Ambrósio, Egipciana, Aderico Ozório, Sebastião Tavares, Pedro Biscaia, Terezinha Theobaldi, General Celso, Azurea, Marcos Freire, Elírio, Archelau e Werka. O Colégio Adventista também teve alunos participantes.
Os alunos dessas unidades escolares tiveram a oportunidade de participar do curso do Proerd e aprenderam a valorizar a vida não usando drogas nem praticando atos de violência. O Proerd está presente em todos os estados brasileiros e em mais 54 países. Em todos os locais em que estes policiais atuam o material e a qualidade no atendimento são os mesmos.
SMCS Foto Carlos Poly