Araucária

1.400 alunos participam da formatura do Proerd

Em clima de grande festa, foi realizada na tarde desta quarta-feira (09) mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Desta vez, foram 1.400 alunos formandos de 18 escolas. Este é o 15º ano do programa no município em uma parceria com o 17º Batalhão da Polícia Militar, Prefeitura de Araucária e escolas municipais e particulares do município.

No Ginásio Joval de Paula Souza, além dos estudantes e autoridades civis e militares, muitos familiares estavam na arquibancada para prestigiar este momento importante para os pequenos. O vice-prefeito Rui Souza exaltou a importância do programa para a formação dos alunos como cidadãos. “O meu desejo, como vice-prefeito e como pai, é que vocês [crianças] pratiquem tudo aquilo que foi ensinado”, disse complementando que a soma de esforços de tantos profissionais é o motivo do sucesso da ação.

A secretária de Educação Janete Maria Miotto Schiontek lembrou a todos que “todo dia é dia de Proerd”, numa referência à tomadas de decisões importantes no dia a dia, e motivou os pais a incentivarem seus filhos a terem a coragem de dizer ‘não’ a tudo que for prejudicial. Responsável pelo Proerd no Paraná, o tenente coronel Ronaldo de Abreu citou um trecho do hino de Araucária e o relacionou com as crianças: “Para que sejam ‘altivos pinheiros’ e ‘briosos tingüis’, elas precisam de carinho. A escola e a Polícia são parceiros. Mas a responsabilidade é de vocês, pais”, disse.

Festa – A festa comandada pelos PMs Lopatiuk e Terra contou com apresentações de capoeira, desfile de motos da Polícia Rodoviária, leitura de algumas produções de texto dos alunos, juramento e entrega de certificados. Participaram da formatura as escolas municipais: Ibraim, Cecy Cantador, Nadir, Ayrton Senna, Juscelino Kubitschek, Ambrósio, Egipciana, Aderico Ozório, Sebastião Tavares, Pedro Biscaia, Terezinha Theobaldi, General Celso, Azurea, Marcos Freire, Elírio, Archelau e Werka. O Colégio Adventista também teve alunos participantes.

Os alunos dessas unidades escolares tiveram a oportunidade de participar do curso do Proerd e aprenderam a valorizar a vida não usando drogas nem praticando atos de violência. O Proerd está presente em todos os estados brasileiros e em mais 54 países. Em todos os locais em que estes policiais atuam o material e a qualidade no atendimento são os mesmos.

SMCS Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.