Esportes

60+ NO ESPORTE: Terceira idade é foco do Projeto Vida em Movimento organizado pela Prefeitura de Araucária

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), promove a inclusão de atletas da terceira idade no mundo esportivo. Trata-se do projeto “Vida em Movimento”, onde pessoas com mais de 60 anos treinam modalidades esportivas e podem preparar-se para competições entre atletas da mesma faixa etária.

O projeto engloba as modalidades de basquete, voleibol, handebol e peteca e acontecem no ginásio do CSU, de segunda a sexta-feira. Algumas modalidades contam com turmas femininas, masculinas e outras mistas.

A professora de Educação Física e coordenadora do Vida em Movimento, Margarete Vaz de Paula, conhecida por “Marga” pelos alunos e colegas da SMEL, contou que o projeto nasceu da necessidade de ofertar treinamento esportivo especializado aos idosos que frequentavam o Centro Dia Idoso. “Hoje temos 38 alunos e esse número pode aumentar, pois há vagas. Podemos ter até 24 alunos por turma. Para fazer parte das equipes, o idoso não precisa necessariamente frequentar o Centro Dia”, explicou Marga.

De acordo com a professora, as aulas esportivas para pessoas com mais de 60 anos são adaptadas, de acordo com a limitação física e técnica dos alunos, para que sejam dinâmicas, acessíveis e motivadoras. “O vôlei e o basquete, por exemplo, são um pouco mais lentos, capazes de serem realizados pelos atletas idosos. No vôlei, a bola é agarrada e não rebatida. Já no basquete, o deslocamento é menor para evitar quedas. As bolas são oficiais e as mesmas utilizadas nas demais competições”, explicou.

Além disso, Marga esclareceu que as aulas sempre baseiam-se no bem estar dos atletas. Sendo assim, todos os alunos, antes de iniciar na modalidade, devem apresentar atestado médico que os libere para a prática de exercícios físicos. “Temos um cuidado especial com nossos atletas. Sempre observamos se eles estão bem, se estão muito ofegantes ou com alguma dor. São dadas mais pausas e momentos para que eles possam se hidratar”, ponderou. Ela completou que todos os idosos têm muita disposição, alegria e energia, se esforçam muito para aproveitar todo o momento de aula e são bem competitivos.

Até mesmo sobre ter esse espírito de competição, os alunos do projeto Vida em Movimento já participaram de competição no litoral paranaense no fim do ano passado e esse ano novamente competirão no JIIDOS (Jogos de Integração dos Idosos do Paraná). “No ano passado participamos e foi uma experiência única, trazendo para casa até algumas medalhas e troféus, além de uma lição de vida para todos nós”, exaltou Marga.

A atleta Inês Campos, 63 anos, participa diariamente dos treinos de vôlei, basquete, peteca e hidroginástica e, inclusive, competiu no JIIDOS de 2021. “A convivência foi ótima e recebemos tratamento vip no campeonato. Me senti realmente uma atleta e vitoriosa em todos os sentidos”, pontuou. Inês comentou ainda que adora o projeto e os professores, “nos dão muito carinho, atenção e também nos valorizam”.

COMO PARTICIPAR?

Para participar do projeto Vida em Movimento, basta dirigir-se ao Núcleo Esportivo São Francisco de Assis – CSU, com documentos (RG e CPF), comprovante de residência e atestado médico de aptidão física. Mais informações pelo telefone 3614-7900 ou 3901-5230.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.