AraucáriaBrasilColuna SocialColunasEconomiaEducaçãoEntretenimentoEsportesEsportes - Coluna ''Destaque Entre Redes''FamososModaMundoParanáPolíciaPolíticaRedaçãoSaúdeTVVídeos

PALHESTRA: PALHAÇOS VOLUNTÁRIOS APRESENTAM ESPETÁCULO INFANTIL ONLINE

Grupo Especialistas da Alegria dribla a pandemia para oferecer às crianças diversão em espetáculo online e gratuito

_MHA3523.jpg
Respeitável público! Se a criançada não pode ir ao circo, os palhaços voluntários do Especialistas da Alegria levam o circo até elas. Com apenas um clique no computador, tablet ou no celular, é possível acompanhar “Palhestra: a Catavento contou, o circo chegou!”. No espetáculo, a palhaça Catavento (e seu inseparável companheiro Alazão) conta, de maneira lúdica e envolvente, a origem do circo, suas principais atrações e algumas curiosidades.

Desde 2012, o grupo tem levado alegria a pacientes hospitalizados e suas famílias. Entravam nos hospitais e tinham contato próximo com pacientes, familiares, acompanhantes e colaboradores. Todas as ações eram presenciais, mas a pandemia exigiu uma adaptação. Desde março de 2020, as atividades voluntárias nos hospitais foram suspensas e passaram a ser remotas.
De acordo com um dos fundadores do grupo, Jefferson Bertoldi (“Dr. eNe”), o picadeiro agora é virtual. “Gravamos vídeos, fazemos formações com os voluntários e nos adaptamos para as visitas e espetáculos online, com o intuito de manter o contato com a comunidade hospitalar”, diz. Para a protagonista do espetáculo, Patrícia Pluschakt (“Catavento”), a maior desvantagem do online é não ter o calor e a energia do público e as reações das crianças de forma imediata.
Mas o circo virtual também traz seus pontos positivos. “O online permite que a gente leve a arte para lugares que, talvez pessoalmente, não poderíamos ir”, afirma a atriz. Além disso, ela acredita que a criança possa assistir ao espetáculo no tempo dela, quantas vezes quiser e de maneira gratuita.
O espetáculo é uma contrapartida do projeto “Especialistas da Alegria”, subsidiado pela Lei de Incentivo à Cultura a partir de 2019. No lançamento, houve a participação simultânea de aproximadamente 3 mil pessoas – dentre crianças, adolescentes e profissionais de educação do Paraná. Os palhaços ainda pretendem levar a alegria do circo para muitas crianças mais, em diferentes contextos.
De acordo com Cilmara Ceccatto Sachet, da coordenação de Bibliotecas Escolares da Secretaria de Educação de Cascavel, transmitir o espetáculo também em Libras foi bastante importante, pois eles têm vários alunos surdos na rede de ensino. “Contar com um intérprete de Libras foi surpreendente, pois permitiu a uma parcela de crianças e adultos o direito de acesso à cultura”, afirma. Para assistir ao espetáculo e se divertir com as travessuras da palhaça Catavento, basta acessar o canal oficial do grupo “Especialistas da Alegria” no Youtube.

Sinopse:
O espetáculo “Palhestra: a Catavento contou, o circo chegou!”, protagonizado pela serelepe palhaça Catavento e seu fiel companheiro Alazão (não, Azulão! Azedão! Azalão! Digo, Alazão!) apresenta, de maneira divertida e envolvente, a história do circo, suas principais atrações e algumas curiosidades. A dupla proporciona ao público números de mala-bárbies (malabares!), acorda-bacia (acrobacia!) e mágica. Há muita palhaçada envolvida!

Sobre o grupo Especialistas da Alegria:
O grupo Especialistas da Alegria foi fundado em 2012. Atualmente é composto por 25 palhaços voluntários (profissionais de artes cênicas e profissionais de outras áreas) que levam alegria a pacientes hospitalizados e suas famílias.
Saiba mais em:  https://especialistasdaalegria.com.br/
 
Serviço:
Espetáculo “Palhestra: a Catavento contou, o circo chegou!”
Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=HfLJ4X-OZMA

Ficha técnica:
Texto: Patricia Pluschkat
Atriz: Patricia Pluschkat
Atuação: Palhaça Catavento
Produção Executiva: N Produções Culturais & Eventos
Colaboração Sonoplastia: Onix Studio
Colaboração de Cenário: N Produções Culturais & Eventos
Elementos de cena: Patricia Pluschkat
Técnico de Luz e Som: Onix Studio
Designer vinheta de abertura: Gabriela Emmerich
Animação vinheta de abertura: Gustavo Xavier
Sonoplastia vinheta de abertura: Gilson Fukushima

 

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.