Brasil

Aberta a temporada de espirros, tosse e coriza

noticia_761117_img1_saudegripeO outono é um dos meses mais complicados para quem sofre com alergias respiratórias. Entre as causas está o fato das pessoas ficarem mais em ambientes fechados, além da baixa umidade do ar que é típico neste época “Rinite, sinusite, e faringite são as doenças respiratórias mais comuns da estação”, diz a médica otorrinolaringologista do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), de Curitiba, Dra. Eliza Mendes.

O índice de incidência dessas doenças nessa época, aumenta em 40%, assim como o número de atendimento nos centros de saúde, segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). “Elas são desencadeadas por resposta alérgica ou agentes infecciosos”, destaca a Dra Eliza.

As doenças respiratórias, acometem o nariz, seios paranasais, faringe, laringe, brônquios, e pulmões. O tratamento deve ser individualizado e pode variar – com medidas simples, como controle ambiental, uso de medicamentos ou até mesmo cirurgia. “Somente com avaliação médica adequada é possível definir o melhor tratamento”, comenta a médica.

Quando os pacientes não melhoram com os tratamentos habituais, é possível fazer testes específicos para investigar a causa da falha no tratamento. “A imunoterapia, uso de vacina que estimula o sistema imunológico, pode ser muito útil no combate das rinites de difícil controle”, explica a otorrinolaringologista.

Nos casos de sinusites de repetição é necessário fazer investigação detalhada, com exames de tomografia computadorizada de seios paranasais e nasofibroscopia (endoscopia nasal). “É importante também evitar o uso indiscriminado de antibióticos, pois o uso abusivo pode causar resistência bacteriana, dificultando ainda mais o tratamento”, alerta a otorrinolaringologista. A dica é da infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Elisa Maria Beirão. “O resfriado comum pode complicar e evoluir para casos mais graves de pneumonia e sinusite”, orienta.

LAVAR AS MÃOS AJUDA MUITO
O pneumologista Rui Coelho, um pouco de atenção e bom senso faz com que algumas doenças de Outono possam ser evitadas. “As pessoas tem que se lembrar das roupas que estão no guarda-roupa desde a temporada passada, e começar a se preparar para o inverno que tem uma alta prevalência de doenças respiratórias”, explica. Segundo o médico, um dos primeiros cuidados básicos é lavar as mãos.”É um hábito muito simples, mas pouca gente tem. Principalmente pessoas que trabalham em creches, asilos, hospitais e que manuseiam alimentos”, diz.


COMO EVITAR A GRIPE

Em se tratando de gripe, que é transmitida de forma direta por meio de secreções respiratórias e indireta via contato com superfícies contaminadas pelas mesmas, a dica da Dra. Elisa é adotar algumas medidas. Veja abaixo:

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir com o braço o nariz e boca, quando espirrar ou tossir;
– Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;
– Manter distância de indivíduos com sintomas gripais;
– Ventilar os ambientes;
– Lavar as mãos com frequência;
– Lavar as mãos após tossir ou espirrar;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
– Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social.


LIVRE DOS ÁCAROS

O ácaro é o principal causador da rinite alérgica. A otorrinolaringologista do HNSG, Dra. Eliza Mendes, dá dicas para se livrar deles:

– Em casa é importante manter os ambientes livres e arejados. Remover cortinas com muitos detalhes, tapetes, ursinhos de pelúcia, são medidas de controle ambiental muito úteis para a diminuição e controle dos ácaros.
– É importante dar preferência para pisos laminados, sem carpetes.
– O uso de capa para colchão é aconselhável, pois os ácaros se alimentam da descamação da pele humana. A capa do colchão deve ser lavada semanalmente.
– As cobertas devem ser expostas ao sol sempre que possível.
– Deve-se usar pano úmido para a limpeza e remoção do pó.

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.