O programa Adolescente Aprendiz, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta e sexta-feira (12 e 13/11) sua Feira de Empreendedorismo. A ação é realizada por adolescentes do 3º módulo (o último) do curso de Auxiliar Administrativo e de Produção Industrial. Na ocasião, os adolescentes aprenderam na prática as etapas para a realização de um negócio, desde pesquisas e documentação à venda dos produtos.
De acordo com a instrutora Lucilda dos Santos, os adolescentes tiveram que levantar informações sobre documentos que precisam para abrir um negócio (CNPJ, Alvarás…), se organizaram em grupos para comercializar os alimentos. O público-alvo são os outros adolescentes que participam do programa nos períodos da manhã e à tarde. Parte dos adolescentes do 3º módulo está trabalhando de outra forma: o grupo montou uma maquete para explicar a logística de um produto; desde a chegada no porto até a entrega na casa das pessoas.
Thaisa Maiara de Castro Aquino é uma das jovens que participaram da Feira de Empreendedorismo. Para esta realização foi necessário planejamento sobre custos e mão-de-obra. Junto com as colegas Débora, Camila, Deisiane e Laura, ela conta que o grupo escolheu investir em algo que tivesse saída rápida. “Pensamos em salgados, cone trufado e suco de laranja natural para não ser algo pesado na alimentação pela manhã”, explicou.
A jovem revelou que o sucesso de vendas na quinta-feira fez com que o grupo investisse em mais produtos nesta sexta. Seu grupo elaborou um material de divulgação dos produtos que entregou de sala em sala aos adolescentes. Thaisa conta que o valor arrecadado pelo grupo com a venda dos alimentos será revertido para produtos a serem doados à ONG Caminhos do Sol, instituição que atende a idosos.
Atualmente o Adolescente Aprendiz atende a 280 adolescentes em dois períodos.
SMCS / Foto Carlos Poly