Participantes do último módulo do curso de Auxiliar Administrativo e Produção Industrial do programa Adolescente Aprendiz estão fazendo workshop sobre Gestão de Materiais e Patrimônio. A atividade fez parte da avaliação de uma das disciplinas do curso e consiste na demonstração de como funciona uma empresa. São aproximadamente 80 alunos que, divididos em turmas, criaram negócios fictícios.
Na tarde de ontem (13), com o auxílio de uma maquete, uma das turmas falou sobre uma empresa de informática, explicando todos os setores e o processo de produção de computadores. Como quase todos os integrantes do grupo trabalham, eles usaram como fonte de pesquisa as empresas onde atuam e depois compartilharam as suas experiências profissionais para desenvolverem o trabalho proposto pelo curso.
Karimme Lopes e Fabíola Almeida, de 16 anos, acharam a ideia bastante produtiva. “Conseguimos ampliar o nosso conhecimento. Trabalhamos em um determinado setor e com o trabalho do curso foi possível ver outras áreas; agora, conhecemos todo o funcionamento da empresa”, contaram. “Hoje em dia, a maioria das empresas exige experiência e o curso nos deu isso. Somos novas, mas já temos noção da responsabilidade que o trabalho exige e nos sentimos mais maduras”, revelaram.
Para a coordenadora do programa Adolescente Aprendiz, Maristela de Andrade Michel, o trabalho foi “uma boa oportunidade de aplicar a teoria na prática”. A professora Izabela Maria Calizario, que propôs o trabalho e orientou os alunos, aprovou o resultado final. “O objetivo era que eles aprendessem a controlar, executar e planejar com eficiência, desenvolvendo o processo desde a matéria-prima até o produto final. Além disso, eles aprenderam a trabalhar em equipe e a delegar tarefas. Estão todos de parabéns”, disse.
A secretária de Assistência Social, Ivana Chemello Opis, prestigiou o workshop e elogiou os alunos. “Vocês estão agarrando com as duas mãos essa oportunidade e é assim mesmo que tem que ser. Já perceberam que, quando o desempenho não é bom, na sala de aula fica em recuperação, mas no mercado de trabalho é demitido, então tem que levar a sério. Mas estou encantada de ver jovens tão empenhados porque nem sempre é esse o panorama que vemos por aí”, avaliou.
Ministrado no contraturno escolar, o programa Adolescente Aprendiz é uma parceria da Prefeitura de Araucária com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com o objetivo de qualificar profissionalmente os adolescentes e inseri-los no mercado de trabalho como aprendizes, conforme a lei nº 10.097/2000. É voltado para adolescentes que participam de programas sociais da Secretaria de Assistência Social com idade entre 14 anos e 17 anos.
SMCS / Foto Carlos Poly