
Agentes de combate a endemias voltaram a reforçar os trabalhos de combate aos focos do Aedes aegypti, inseto que, se contaminado, pode transmitir dengue, zika e chikungunya. Nesta quarta-feira (09), os profissionais de Araucária visitaram o Jardim Alvorada e alguns cemitérios da cidade.
Visitas de caráter preventivo e combativo foram realizadas nas casas, assim como orientações, fiscalizações em alguns pontos e remoção de resíduos que pudessem acumular água e resultar no desenvolvimento de larvas do inseto. Além dos profissionais de saúde, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente também contribuiu com as ações.
Essas tarefas já são executadas o ano todo pelas equipes, mas voltam a ser intensificadas porque as temperaturas começam a aumentar e logo as condições serão mais favoráveis para a proliferação do mosquito e os cuidados de prevenção devem ser maiores. Em média cerca de cinco mil visitas são realizadas por mês pelos agentes de combate a endemias na cidade.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, em 2016 Araucária teve o registro de 13 casos de dengue, 2 casos de zika e 1 de chikungunya, sendo dois autóctones de dengue, ou seja, adquiridos na própria cidade.
Disque-entulho
Uma dúvida percebida pelos agentes durante a visita foi sobre o serviço de recolhimento de entulhos, que pode ser solicitado pelo telefone 3614-7480. A Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) executa por meio de agendamento a coleta de sofás, colchões, madeiras, metais, vidros, eletrodomésticos, eletrônicos e galhos de árvores.
A remoção de resíduos de construção civil pode ser feita pelo fone 3614-7580 para a Secretaria de Obras (SMOP). Além de evitar a contaminação do meio ambiente, quando a população dá a destinação correta dos resíduos, afasta também a chance de proliferação de vetores que possam transmitir doenças.
Não deixe a água acumular
Combater os pontos de acúmulo de água é uma medida importante no combate à dengue. Não deixe água parada em pratos de plantas, pneus velhos e calhas. Estes itens devem ser esvaziados constantemente, limpos com um pouco de água sanitária e se possível descartados. Os sacos de lixo devem ser bem fechados e deve-se evitar também acumular entulhos. Se na sua região possui algum terreno com condições que possam contribuir para a proliferação do mosquito, denuncie para o Disque Dengue pelo telefone 0800 643 3005.
Foto: Carlos Poly/SMCS