A campanha Agosto Azul tem promovido algumas ações no município para conscientização sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde do homem. Na segunda-feira (10), uma palestra foi realizada no anfiteatro da Prefeitura de Araucária para falar sobre o tema. Três especialistas conduziram as discussões: um médico, um profissional de educação física e um técnico da área de gestão de informação da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).
Além dos profissionais da SMSA, puderam acompanhar a palestra todos os funcionários da Prefeitura que tivessem interesse. O cardiologista do Centro de Especialidades Médicas, Dr. Araré G. Cordeiro Junior, falou sobre fatores de prevenção e de risco cardiovascular. O profissional elencou como condições de risco imutáveis algumas predisposições hereditárias, como doenças coronarianas (angina e infarto), hipertensão arterial, AVC; etnias, idade e gênero.
Em detrimento disso, alguns dos fatores podem ser buscados pelos pacientes como auxílio na prevenção dessas doenças cardíacas: não fumar, não beber, controlar: o colesterol, a pressão alta, diabete, obesidade e evitar o sedentarismo. “Manter hábitos saudáveis ainda é a melhor maneira de proteger o seu coração”, destacou o médico.
De acordo com dados do Departamento de Gestão da Informação da SMSA, a população de Araucária é bem equilibrada com relação a número de homens e mulheres residentes no município. No entanto, 60% dos atendimentos ambulatoriais dos serviços especializados e do pronto atendimento são executados em mulheres, ou seja, somente 40% seriam em homens. A diferença aumenta quando se faz um levantamento dos atendimentos na atenção básica: 75% dos casos são referentes a pacientes mulheres e apenas 25% a homens.
Segundo o Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM, do Ministério da Saúde), entre 2008 a 1013, as principais causas de morte de pessoas do sexo masculino em Araucária foram: causas externas (ocorridas por acidentes e violência), doenças do aparelho circulatório, neoplasias e doenças do aparelho respiratório.
Qualidade de vida
O professor da Secretaria de Esportes e Lazer, Alexandre Sobânia, encerrou o bate papo com os presentes com 10 dicas para melhorar a qualidade de vida. Durante a palestra motivacional, Sobânia falou sobre a influência do bom humor, atividade física, alimentação saudável, cuidados com a saúde, espiritualidade, família, amigos, ambiente saudável, trabalho e estudo.
Atividade pelas ruas
Quem estiver passando no terminal central e na Praça Vicente Machado, dia 22 de agosto, das 8h às 17h, poderá acompanhar mais uma ação do Agosto Azul. Com o apoio de acadêmicos da Facear e do Serviço de Orientação à Aids e DSTs, será possível aferir a pressão, fazer exames de glicemia, obter avaliação para a prevenção do câncer bucal e orientação sobre outros cuidados com a saúde.
SMCS / Foto Carlos Poly