Araucária

Ainda pequena em Araucária, produção de uva gera renda maior quando vinculada ao Turismo

O município de Araucária não tem tradição na produção de uvas, mas há alguns produtores locais que, por meio desse cultivo, geram renda para suas famílias. Assim como para outras produções, a Prefeitura de Araucária dá o suporte necessário a quem desejar produzir uvas, seja com assistência técnica, equipamentos ou insumos. Mais que produzir a fruta, uma família da região do Ipiranga, há anos, tem incrementado a sua renda ao receber turistas para a colheita (“colhe e pague”) e o café colonial no parreiral, sob os cachos da fruta (visita por agendamento). Essa experiência faz parte do roteiro rural do Caminhos do Guajuvira.

O produtor rural William Henrique de Oliveira conta que, há cerca de 10 anos, a sua família aderiu à prática de usar a produção local de uvas (de diferentes variedades) para o sistema de “colhe e pague” e receber visitantes na propriedade. Da pequena produção, que vendiam às pessoas interessadas que apareciam na propriedade, o negócio foi sendo ampliado e, hoje, as visitas precisam de agendamento devido à grande procura. Além de visitantes da região, a família tem recebido grupos de outros estados. De Santa Catarina, por exemplo, são de 300 a 350 visitantes por fim de semana. O período mais ‘forte’ da produção de uva é janeiro e o agendamento para as visitas deste mês já está esgotado. 

A propriedade da família de William, conhecida por “Chácara  do Tavinho” (em referência a seu sogro), está no já tradicional roteiro rural do Caminhos do Guajuvira. Além de uvas, ao longo do ano há produção de pêssego e caqui no local. O sucesso com a uva é tão grande que toda a produção, ao longo de 1 hectare, é vendida no mesmo local da colheita. O agricultor explica que vender o produto diretamente na propriedade reduz custos que seriam necessários para a venda externa (com embalagens e frete), o que aumenta a margem de lucro. A família ainda potencializa a renda por meio da experiência do café colonial oferecido aos fins de semana (no fim de tarde) em meio às parreiras e também com a venda de itens produzidos com as uvas da propriedade, como geladinho gourmet e cuca.

APOIO – A Prefeitura de Araucária conta com equipe técnica e equipamentos para dar o suporte necessário aos pequenos produtores rurais do município. Esse apoio ocorre ao longo de todo o ano, conforme o tipo de cultura. Esse apoio também pode ser, por exemplo, por meio da distribuição de mudas e de entrega de calcário. Pode ainda ser por meio da disponibilização de maquinário e operador para preparo de solo e colheita. Mais informações: (41)3614-7530 (Agricultura).

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.