Brasil

Antes de viajar, reserve um tempo para evitar a proliferação da dengue

Verão. Estação do calor, praia, sol, piscina e… dengue?! Nesta época do ano, o cuidado para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti deve ser reforçado, pois as altas temperaturas e clima chuvoso favorecem seu desenvolvimento. A Secretaria Estadual da Saúde dá dicas aos paranaenses para aproveitar as férias de maneira consciente.

As principais recomendações são manter o quintal limpo; evitar o acúmulo de lixo e materiais que retém água; colocar areia nos vasos de planta; tampar a caixa d’água; e manter as calhas limpas. No caso de imóveis que contenham piscina, o cuidado deve ser direcionado à higienização da água, mantendo-a tratada com cloro e filtrada periodicamente.

Além disso, o ambiente interno também deve ser monitorado, especialmente quando a família viaja. “É fundamental manter o vaso sanitário fechado, os ralos bem tampados e não deixar nenhum recipiente que possa reter água e, consequentemente, proliferar o mosquito”, aconselha Ivana Belmonte, chefe do Centro Estadual de Vigilância Ambiental.

Ela ainda explica que locais como cacos de vidro em muros, lajes, toldos desnivelados, pneus, flores e buracos em rocha e árvores também devem ser analisados, pois podem alojar larvas. “São cuidados como esses que deixam sua família e os vizinhos protegidos da dengue. A gente pede a verificação semanal, porque o ciclo do mosquito é de sete a 10 dias. Mas se deixar tudo em ordem em casa e seguir todas essas orientações, pode viajar tranquilo”, orienta.

Dengue

Depois da picada do mosquito, os sintomas da dengue se manifestam entre o terceiro e 15º dia. Os principais são febre, dor no corpo, dores nas articulações, manchas na pele, dor de cabeça, cansaço, tonturas, náuseas, vômitos e moleza no corpo. Caso haja aparecimento desses sintomas, é recomendada a ida até um hospital.

Colaboração Daniela Borsuk e Agência de Notícias do Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.