
Verão. Estação do calor, praia, sol, piscina e… dengue?! Nesta época do ano, o cuidado para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti deve ser reforçado, pois as altas temperaturas e clima chuvoso favorecem seu desenvolvimento. A Secretaria Estadual da Saúde dá dicas aos paranaenses para aproveitar as férias de maneira consciente.
As principais recomendações são manter o quintal limpo; evitar o acúmulo de lixo e materiais que retém água; colocar areia nos vasos de planta; tampar a caixa d’água; e manter as calhas limpas. No caso de imóveis que contenham piscina, o cuidado deve ser direcionado à higienização da água, mantendo-a tratada com cloro e filtrada periodicamente.
Além disso, o ambiente interno também deve ser monitorado, especialmente quando a família viaja. “É fundamental manter o vaso sanitário fechado, os ralos bem tampados e não deixar nenhum recipiente que possa reter água e, consequentemente, proliferar o mosquito”, aconselha Ivana Belmonte, chefe do Centro Estadual de Vigilância Ambiental.
Ela ainda explica que locais como cacos de vidro em muros, lajes, toldos desnivelados, pneus, flores e buracos em rocha e árvores também devem ser analisados, pois podem alojar larvas. “São cuidados como esses que deixam sua família e os vizinhos protegidos da dengue. A gente pede a verificação semanal, porque o ciclo do mosquito é de sete a 10 dias. Mas se deixar tudo em ordem em casa e seguir todas essas orientações, pode viajar tranquilo”, orienta.
Dengue
Depois da picada do mosquito, os sintomas da dengue se manifestam entre o terceiro e 15º dia. Os principais são febre, dor no corpo, dores nas articulações, manchas na pele, dor de cabeça, cansaço, tonturas, náuseas, vômitos e moleza no corpo. Caso haja aparecimento desses sintomas, é recomendada a ida até um hospital.
Colaboração Daniela Borsuk e Agência de Notícias do Paraná