Paraná

Aplicativo gratuito ajuda a acompanhar desempenho dos filhos nas escolas do Paraná

Está disponível para download gratuito o aplicativo Escola Paraná, ferramenta da Secretaria de Estado da Educação criada para incentivar e facilitar a participação dos pais e/ou responsáveis na rotina dos estudantes e o acompanhamento do desempenho escolar.

Com o aplicativo é possível monitorar o boletim escolar, a agenda de atividades da escola, a grade de disciplinas e receber mensagens e avisos de eventos. A função mais recente, incluída no final do ano passado, é o aviso de faltas, em que os usuários recebem um alerta no mesmo dia toda vez que o estudante faltar. O aplicativo está disponível em mais de 1,6 mil escolas.

“Queremos que o aplicativo seja um dos primeiros passos para integrar os pais cada vez mais na vida dos estudantes, para que eles acompanhem o dia a dia na escola, conversem com seus filhos sobre conteúdo, fiquem atentos às novidades e eventos. É um ótimo gancho para criar esse hábito”, afirma o superintendente da Educação, Raph Gomes Alves.

COMO USAR

Pais e/ou responsáveis e os estudantes podem baixar o aplicativo no Google Play, para o sistema operacional Android, ou na App Store, para o sistema iOS. O Escola Paraná foi desenvolvido pela Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) em parceria com a Secretaria da Educação.

Para acessar é necessário fornecer um número de telefone celular à instituição de ensino participante. Esse número receberá uma mensagem com um código de segurança com o qual será possível acessar o aplicativo.

Para começar a utilizar o aplicativo no celular, basta informar o CPF dos pais ou Cadastro Geral de Matrícula (CGM) do estudante. Caso o usuário troque de número de celular, é necessário atualizar a informação na escola.

Você pode baixar o aplicativo aqui: Escola Paraná para Android no Google Play
play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.pr.celepar.escolapr
Escola Paraná para iPhone e iPad na App Store
itunes.apple.com/br/app/escola-paran%C3%A1/id1205482604?mt=8

REGISTRO DE CLASSE

O aplicativo é usado preferencialmente nas escolas estaduais que utilizam o sistema Registro de Classe Online (RCO), ferramenta digital em que os professores registram presença dos alunos, conteúdos e resultados de avaliações, substituindo o livro de registro de classe impresso.

“Utilizar o Registro de Classe Online é um pré-requisito para a escola acessar todas as funcionalidades do Escola Paraná, já que o app utiliza principalmente as informações do RCO”, explica o chefe do Núcleo de Informática e Informação da Secretaria da Educação, Claudio Alexandre Oliveira. “Já são 1.617 escolas participando, e devemos continuar expandindo a abrangência do sistema”, diz.

PROFESSORES

Os professores da rede estadual utilizam um aplicativo próprio, o Escola Paraná Professores. Nele é possível agendar e acompanhar as datas de provas, trabalhos, e seminários por meio de uma agenda pessoal, além de enviar avisos para suas turmas sobre estes eventos.
A Secretaria da Educação selecionou 50 escolas estaduais para testar uma nova versão do aplicativo para professores, com a funcionalidade de lançamento de frequência e conteúdo de aulas, no modo off-line.

Bem Paraná – 27/02/2019

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.