Paraná

Após boatos nas garagens de ônibus, sindicato envia ofício para garantir pagamento do 13°

Após boatos de um possível atraso no 13° terceiro salário de motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana, o sindicato da categoria encaminhou ofício ao Sindicato das Empresas de Ônibus (Setransp) para cobrar explicações. O documento foi enviado pela entidade trabalhista nesta quarta-feira (16), mas não há prazo para resposta.

transportecoletivo

Foto: Reprodução Urbs

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Anderson Teixeira, disse em entrevista à Banda B que um levantamento foi feito, mas que de concreto ainda não há nada. “A informação partiu diretamente aos trabalhadores, então queremos um posicionamento oficial sobre isso”, disse.

Em setembro, cerca de 600 trabalhadores da empresa Tindiquera, em Araucária, decidiram cruzar os braços para reivindicar o pagamento do adiantamento quinzenal.  Na ocasião, a empresa justificou o atraso alegando que não estaria recebendo repasse da Companhia Municipal de Transporte Coletivo Araucária (CMTC).

A Banda B entrou em contato com o Setransp, que não descartou um possível atraso, mas garantiu que todos os esforços estão sendo feitos nesse sentido. “Há anos existe um desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão que vem levando o sistema modelo de transporte coletivo ao colapso. A projeção de passageiros estipulada para o cálculo da tarifa técnica não se verifica na prática. A Urbs estimou que 148 milhões de passageiros embarcariam nos ônibus de março a outubro, porém a realidade foi outra: 138 milhões. A perda com essa projeção equivocada supera os R$ 35 milhões. O Setransp está realizando um esforço permanente junto ao poder público para que seja feito o pagamento da primeira parcela do décimo-terceiro salário no próximo dia 30. Portanto, não há qualquer definição sobre esse assunto”, disse em nota.

 

BandaB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.