Paraná

Após primeira morte, Curitiba e Região pode enfrentar um super surto de dengue

A Prefeitura de Curitiba acendeu de vez o sinal de alerta no combate ao Aedes aegypti. Um dia após ser confirmada a primeira morte por dengue na história Capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou uma série de medidas com o intuito de agilizar as ações contra o mosquito, que infectou 106 pessoas até janeiro, número muito maior do que no mesmo período doano passado, quando haviam sido confirmados 10 casos (e 113 até o dia 15 de maio).

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (10), o secretário de saúde, César Monte Serrat Titton, comentou a situação da Capital, revelando que há o risco de Curitiba enfrentar neste ano o pior surto de dengue de sua historia.

“O maior surto de dengue no Brasil foi em 2013, mas não tivemos nenhuma ocorrência grave. Mas este ano há o risco de o surto ser maior e mais próximo dos curitibanos”, disse Titton, referindo-se epidemia de dengue que afeta o Litoral. Não à toa, dos 106 casos registrados na Capital — todos importados —, 51 são de pacientes infectados em Paranaguá, município mais afetado (já confirmou 657 casos) e que na última sexta-feira teve decretado situação de emergência. “Há muito mais pessoas saindo para viajar e voltando com o vírus, o que é um importante sinal de alerta”, salienta o secretário.

Para tentar conter a situação, uma série de medidas vêm sendo adotadas desde a última semana, com a intensificação das ações de fiscalização pela cidade. “Na semana passada já havíamos começado a intensificar as ações, inclusive ‘suspendendo’ o carnaval de alguns agentes. Fizemos fiscalização na rodoviária, abordando quase 300 ônibus entre sexta e sábado, mantivemos o laboratório aberto para que fosse possível realizar exames em pessoas com suspeita de dengue e ainda fizemos 23 bloqueios. Realmente foi necessário manter o acionamento das equipes”, disse.

 

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.