O pronto-socorro do Hospital Evangélico, em Curitiba, voltou a atender casos emergenciais na manhã desta segunda-feira (7). O fechamento ocorreu no fim da tarde de sexta-feira passada (4) e dado em primeira mão pela Banda B. A administração do hospital confirmou o fechamento da emergência por falta de materiais e alegou crise financeira. A diretoria do Evangélico não dará entrevistas à imprensa por estar empenhada na reabertura do pronto-socorro. Há dois meses, o hospital também fechou as portas por falta de materiais.
Socorristas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), que atendem ocorrências de trânsito e violência urbana, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com casos clínicos, receberam ordem para não encaminhar vítimas até o Evangélico.
A informação, confirmada mais tarde pela assessoria, é que o hospital estava sem suprimentos e estoques de insumos (materiais e medicamentos). Apenas setores emergenciais da maternidade seguiu atendimento normal, assim como a ala de queimados, onde é referência no Estado.
O hospital é mantido com recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) de repasses feitos pela Prefeitura de Curitiba. Na sexta-feira, a Prefeitura informou que os repasses estão em dia, mesmo assim fará o possível para buscar novos repasses à instituição.
Nota
Por meio de nota à imprensa, o Hospital Evangélico se manifestou sobre o fechamento e a reabertura do pronto-socorro, nesta manhã.
“O Hospital Evangélico de Curitiba comunica que hoje (07) retomou as atividades do Pronto Socorro. A difícil situação econômico-financeira que o Hospital está passando foi motivo da Intervenção proposta pelo Ministério Público do Trabalho e acolhida pelo juízo do Trabalho, com uma gestão com fortes medidas de controle de custos.
Entretanto, frente à pressão financeira causada pelas dívidas passadas, também há a necessidade de um aumento na receita do Hospital. Neste sentido, tratativas com o Poder Púbico Municipal, Estadual e Federal já estão em andamento.
Vale ressaltar que o Hospital, ao longo de sua história, está totalmente vocacionado para o atendimento aos usuários do SUS de Curitiba e Região Metropolitana. Atualmente, 95% do seu atendimento está direcionado para este público e todos os esforços da Intervenção e da Diretoria têm sido para manter esta prioridade”, finaliza a nota, na íntegra.
BandaB