Araucária atingiu a meta de vacinação contra a gripe estabelecida pelo Ministério da Saúde para a campanha nacional. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, 88% de pessoas do grupo prioritário da cidade se vacinou nas unidades básicas de saúde. Foram 19.463 pessoas que aderiram à campanha, de um total de 22 mil.
Apesar da soma de todos os grupos ter ficado acima da meta, isoladamente, as gestantes e os trabalhadores da saúde não tiveram a procura esperada, com 70,66% e 66,75% respectivamente; sendo exigido 80% pelo Ministério da Saúde. Por isso, como há algumas doses remanescentes nas unidades de saúde, as gestantes e trabalhadores da área de saúde ainda podem se vacinar. As crianças que tomaram a primeira dose também podem procurar as unidades para tomar a segunda dose, que é indicada para ser ministrada 30 dias após a primeira.
Sobre a campanha
O grupo prioritário da vacinação contra gripe inclui crianças (de seis meses e menores de cinco anos), gestantes, mulheres até 45 dias no pós-parto, trabalhadores da saúde, povos indígenas e pessoas com 60 anos ou mais. O objetivo da campanha é tentar reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, na população-alvo da vacinação. A campanha aconteceu até o dia 05 de junho, mas as doses remanescentes ainda estão sendo aplicadas para as gestantes, trabalhadores da área de saúde e 2ª dose para as crianças que já tomaram a 1ª.
SMCS