
A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo/Departamento de Trânsito, começou a implantar as placas de sinalização e regulamentação do estacionamento rotativo nas vias centrais. Diferente do antigo sistema, o motorista poderá ficar na vaga por até 1 hora gratuitamente. O respeito ao período de até 1 hora de permanência no mesmo local é importante para evitar a lavratura de auto de infração. O rotativo visa melhorar a rotatividade em 36 trechos da área central de Araucária. Desta forma, não será mais possível que um veículo ocupe a vaga durante o dia todo.
O estacionamento rotativo passa a valer no período de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 e aos sábados das 9h às 13 horas nas vias com a sinalização (placas específicas). Trechos das ruas Victor do Amaral, Alfredo Parodi e Pedro Druszcz já contam com a sinalização do rotativo.
Agentes de trânsito estão orientando os motoristas sobre a nova regulamentação. A fiscalização será realizada por câmera de vídeo que realiza a leitura das placas dos veículos e o condutor que não respeitar poderá ser autuado. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, a multa por estar em desacordo com o estacionamento regulamentado é considerada grave (5 pontos na carteira de habilitação) e passível de multa de R$ 195,23.
Autorização – Como já ocorria anteriormente, nos casos em há necessidade de permanência na vaga por mais tempo (veículo de concretagem, carga e descarga, por exemplo) o morador/responsável deve solicitar autorização prévia do Departamento de Trânsito. Basta comparecer ao Espaço Cidadão (que fica na entrada do Paço Municipal – rua Pedro Druszcz, nº 111, Centro), das 8h às 12h e das 13h às 16h (segunda a sexta-feira) e fornecer os dados do(s) veículo(s) que poderão ter autorização de permanência na vaga.
Prefeitura de Araucária