Araucária

Araucária compra testes de covid e volta a testar todos os pacientes com sintomas a partir desta sexta (22)

Desde o dia 1º de julho, o CECC (Centro de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus) não estava mais realizando a testagem de 100% da população, por conta da escassez de testes enviados pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde se organizou e rapidamente fez a aquisição dos testes rápidos pelo Consórcio Metropolitano de Saúde.

Com essa compra de testes de antígeno, Araucária muda novamente a estratégia de testagem da população e, a partir desta sexta-feira (22), o CECC voltará a fazer o teste em todos os pacientes que tenham sintomas de síndrome gripal. Essa decisão foi tomada na reunião desta quinta-feira (21) pelo Secretário da Saúde Adilson Seidi Suguiura. “Com esta agilidade, retomamos o monitoramento epidemiológico desta doença que ainda é preocupação da Secretaria de Saúde, mas que em virtude da adesão da população à vacinação, conseguimos reduzir os impactos sobre a saúde da população”, informa o secretário.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) destaca que não será realizado o teste em pacientes que não tenham sintomas, conforme preconizava o Plano de Expansão da Testagem do Ministério da Saúde. “No cenário epidemiológico atual, somado ao fim do estado de emergência em saúde pública e a redução dos casos graves e óbitos entendemos que não é mais necessário realizar o bloqueio dos contatos assintomáticos”.

Até o momento o Ministério da Saúde não se manifestou se irá enviar mais testes ou não. Porém, com o quantitativo adquirido com recursos próprios do município será possível retomar essa testagem.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.