AraucáriaEducação

Araucária confirma retorno presencial para todos os alunos da rede municipal em 2022

Por meio do decreto nº 37.030/21, a Prefeitura de Araucária confirmou a retorno presencial de todos os alunos da rede municipal em 2022. O decreto em questão passa a ter validade em 1º de janeiro de 2022 e revoga decretos anteriores que tratavam de ações de atividades remotas ou retorno escalonado e gradativo. Contudo, o mesmo decreto reforça a necessidade de as unidades da rede municipal seguirem medidas sanitárias previstas pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA).

É preciso destacar que os cuidados de saúde estão mantidos. A Resolução 860/2021 da Secretaria de Estado da Saúde, por exemplo, no artigo 2º, ressalta que “o retorno presencial às atividades de ensino deve ser priorizado” e que “deve ser garantida a oferta da modalidade on-line (remota) para os estudantes que estiverem em isolamento ou quarentena para COVID-19, bem como para aqueles com comorbidade, ou a critério médico, sem prejuízo do seu aprendizado”. 

Para a Secretaria Municipal de Educação, é importante que a escola esteja sempre inserida no contexto social local e, por isso, com o retorno de diversas atividades sociais, não é esperado que um atendimento tão fundamental seja o único a não retornar, ainda mais dentro de um cenário de estabilidade da pandemia. 

ESTÁVEL – Um esclarecimento importante a ser feito é que o quadro epidemiológico da Covid-19 continua sendo monitorado, atualmente a vacinação ocorre nas UBS e os números mostram boas perspectivas para Araucária. O mais recente boletim especial sobre a Covid-19 em Araucária mostra, entre outros assuntos, a baixa positividade de casos suspeitos. No pior momento da pandemia, Araucária chegou a ter quase 70% de resultados ‘positivos’ em relação a todos os exames RT-PCR realizados em moradores com sintomas de Covid-19.

Contudo o último boletim epidemiológico especial da Covid-19 de Araucária apontou que esse índice de positividade nas testagens chegou a 4%, assim como o estado do Paraná e o Brasil também vivenciam um momento de redução e estabilidade no número de casos e óbitos. É este cenário estável que permite o planejamento de ações para 2022, sem, jamais, abrir mão dos cuidados necessários como o uso de máscara e manter ambientes arejados. 

A vacinação é apontada como o principal fator para a redução de casos de Covid-19 bem como a redução da gravidade dos casos positivos. Mas para manter esse cenário com boas perspectivas é preciso também que todo o público-alvo da vacinação complete seu esquema vacinal com a 2ª e a dose de reforço (3ª dose). 

Leia o decreto nº 37.030/21: CLIQUE AQUI

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.