No CMAEE-TGD, o foco do trabalho é exclusivamente pedagógico e busca desenvolver a comunicação e interação social dos alunos. Em média, um aluno com autismo frequenta o CMAEE-TGD duas vezes na semana. No centro, os profissionais utilizam metodologias variadas que levam em conta a necessidade e o perfil do aluno. O painel de atividades é uma importante ferramenta visual utilizada no centro para ajudar o aluno a compreender a atividade que terá no dia e a programação de tempo (a chegada, hora e sentar, do lanche, da informática, do lazer…). O trabalho realizado no local explora as sensações, a concentração e o trabalho em grupo (interação). O CMAEE-TGD atende a alunos a partir da educação infantil.
Ensino regular – Na sala de aula, o aluno com autismo conta com um profissional de apoio para lhe auxiliar na rotina escolar. Outro especto importante neste trabalho é o professor “itinerante”. Cabe a este profissional fazer o contato entre o CMAEE-TGD e a unidade escolar visando manter as duas instituições bem informadas sobre a rotina, as necessidades e o desenvolvimento de cada aluno acompanhado.
O Centro retomou encontros mensais com pais de alunos com autismo. O objetivo é a cada mês debater sobre um tema e relevância e esclarecer dúvidas. A participação dos pais e responsáveis na rotina dos alunos é fundamental para o sucesso das ações. Órgãos como a Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Transporte Escolar-SMED e a Rede de proteção (formada por diversas instituições – entre elas, a Assistência Social e Ministério Público – Visando a garantia de direitos e atendimentos quando necessário).
Além do CMAEE-TGD, a Prefeitura de Araucária mantém outros centros educacionais especializados nas áreas visual, Surdez e intelectual (este último com duas unidades). Mais informações sobre as ações do CMAEE-TGD podem ser obtidas pelo telefone(41) 3901-5470 ou 3905-6130.
Seminário – A Secretaria Municipal de Educação promove nos dias 03 e 04 de abril, o I Seminário Municipal de Autismo e Inclusão: Educando na Diversidade. O evento tem como objetivo incentivar e contribuir na formação dos professores, fornecendo subsídios para práticas pedagógicas, promover a conscientização e informações a respeito do transtorno do espectro autista e proporcionar ações inclusivas com a sociedade em geral.
O evento ocorrerá na FACEAR, das 8h às 16h30 no dia 03/04 e das 8h às 17h no dia 04/04. a procura para o evento foi tão grande que as vagas foram todas preenchidas dias antes da data prevista para o fim das inscrições.
O dia 02 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Em Araucária, a Lei Municipal nº 2820/2015 instituiu a Semana Municipal de Conscientização do Autismo (na primeira semana de abril de cada ano) e a política Municipal de Atendimento aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Foto: Carlos Poly/SMCS.