Araucária

Araucária conta com atendimento educacional específico para apoio a alunos com autismo

A Prefeitura de Araucária conta desde 2011 com um centro educacional especializado voltado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido como autismo. O Centro Municipal de Atendimento Educacional especializado – Transtorno Global do Desenvolvimento (CMAEE-TGD) atualmente atende a 76 alunos no contraturno escolar. O centro é parte de um conjunto de ações da Prefeitura para dar o suporte necessário a esses alunos no ensino regular (educação infantil e ensino fundamental).

No CMAEE-TGD, o foco do trabalho é exclusivamente pedagógico e busca desenvolver a comunicação e interação social dos alunos. Em média, um aluno com autismo frequenta o CMAEE-TGD duas vezes na semana. No centro, os profissionais utilizam metodologias variadas que levam em conta a necessidade e o perfil do aluno. O painel de atividades é uma importante ferramenta visual utilizada no centro para ajudar o aluno a compreender a atividade que terá no dia e a programação de tempo (a chegada, hora e sentar, do lanche, da informática, do lazer…). O trabalho realizado no local explora as sensações, a concentração e o trabalho em grupo (interação). O CMAEE-TGD atende a alunos a partir da educação infantil.

Ensino regular – Na sala de aula, o aluno com autismo conta com um profissional de apoio para lhe auxiliar na rotina escolar. Outro especto importante neste trabalho é o professor “itinerante”. Cabe a este profissional fazer o contato entre o CMAEE-TGD e a unidade escolar visando manter as duas instituições bem informadas sobre a rotina, as necessidades e o desenvolvimento de cada aluno acompanhado.

O Centro retomou encontros mensais com pais de alunos com autismo. O objetivo é a cada mês debater sobre um tema e relevância e esclarecer dúvidas. A participação dos pais e responsáveis na rotina dos alunos é fundamental para o sucesso das ações. Órgãos como a Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Transporte Escolar-SMED e a Rede de proteção (formada por diversas instituições – entre elas, a Assistência Social e Ministério Público – Visando a garantia de direitos e atendimentos quando necessário).

Além do CMAEE-TGD, a Prefeitura de Araucária mantém outros centros educacionais especializados nas áreas visual, Surdez e intelectual (este último com duas unidades). Mais informações sobre as ações do CMAEE-TGD podem ser obtidas pelo telefone(41) 3901-5470 ou 3905-6130.

Seminário – A Secretaria Municipal de Educação promove nos dias 03 e 04 de abril, o I Seminário Municipal de Autismo e Inclusão: Educando na Diversidade. O evento tem como objetivo incentivar e contribuir na formação dos professores, fornecendo subsídios para práticas pedagógicas, promover a conscientização e informações a respeito do transtorno do espectro autista e proporcionar ações inclusivas com a sociedade em geral.

O evento ocorrerá na FACEAR, das 8h às 16h30 no dia 03/04 e das 8h às 17h no dia 04/04. a procura para o evento foi tão grande que as vagas foram todas preenchidas dias antes da data prevista para o fim das inscrições.

O dia 02 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Em Araucária, a Lei Municipal nº 2820/2015 instituiu a Semana Municipal de Conscientização do Autismo (na primeira semana de abril de cada ano) e a política Municipal de Atendimento aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Foto: Carlos Poly/SMCS.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.