Araucária

Araucária e o Paraná entram em estado de perigo neste fim de semana

Curitiba e o Paraná vão entrar em estado de perigo durante este fim de semana. Por causa do calor intermitente dos últimos dias, nesta sexta-feira (15) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade de grau três – a escala vai até quatro, que significa “emergência”. A umidade deve ficar abaixo de 20%. Em Curitiba, não chove há mais de 20 dias.

Nesta sexta, Curitiba registrou, de novo, temperatura acima dos 30ºC. O começo da tarde já tinha marca de 30,6ºC na Capital, e às 14h15 bateu o recorde deste inverno, com 31,6°C, e às 15h30 atingiu 33,1ºC, uma das tardes mais quentes dos últimos 20 anos para um inverno.

O aviso de perigo começa a valer a partir do meio-dia deste sábado (16). Apesar disso, o clima deve estar mais ameno. Para sábado, a temperatura máxima em Curitiba deve ficar na casa dos 25ºC. Mas a próxima semana volta o fazer calor mais forte, pelo menos até a primavera, no dia 22, a próxima sexta-feira.

LA NIÑA

Ainda nesta sexta-feira, o Inmet alertou que há um aumento na probabilidade ocorrer o fenômeno La Niña durante a primavera e verão de 2017-18 no hemisfério Sul.  Os meteorologistas confirmam essas previsões em parte devido ao resfriamento recente das anomalias de temperatura superficial e sub-superficial e também pelo maior grau de proficiência e acurácia previsto nesta época do ano.

 

BEM PARANA – foto: Franklin de Freitas

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.