
O site do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) trazia, ontem, um alerta de risco de temporais nas diversas regiões do Estado, hoje. “Destaque também para o acumulado de chuva entre o Oeste e o Sudoeste paranaense, que passa dos 50 milímetros em vários municípios da região”, informava o Simepar. As chuvas começam ainda pela manhã pelo Oeste e avançam para as demais regiões. O alerta segue para amanhã também.
Em Curitiba, a previsão é que o dia comece com céu encoberto e com possibilidade de chuviscos isolados. De tarde, a chuva vem acompanhada de trovoadas.
Com a chuva, as temperaturas sofrem ligeira queda hoje, mas a partir de amanhã as máximas sofrem baixa brusca, especialmente nas regiões mais ao Sul do Estado. Em Curitiba, a máxima hoje fica na casa dos 26ºC, e amanhã não passa dos 22ºC. Esse clima mais ameno permanece no Estado até o final de semana, quando as temperaturas começam a subir novamente em todas as regiões.
Raios — Como estão previstos muitas descargas atmosféricas durante as chuvas, a recomendação é que os cuidados sejam redobrados na hora da tempestade. O raio representa graves riscos para as pessoas, principalmente aquelas surpreendidas debaixo de árvores ou em áreas descampadas, ou ainda, que estejam trabalhando próximo a estruturas metálicas. Por ano, quase mil pessoas são vítimas de raios em todo o País — não há uma estatística precisa, adverte a página da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná.
O raio é uma descarga elétrica que ocorre entre a nuvem carregada de eletricidade e a terra, mais precisamente entre a nuvem e o ponto mais próximo que esteja na terra (normalmente pára-raios existentes nos edifícios). Na ausência do pára-raios a descarga poderá ocorrer sobre árvores isoladas, postes, mourões de cerca, etc, principalmente nas áreas rurais.
Uma descarga elétrica dessa natureza possui uma potência média de 15.000 ampéres. Para se ter uma idéia, um chuveiro apresenta potência de 30 ampéres e quem já tomou um choque sabe o quanto perigoso pode ser.
Simepar / Bem Paraná