Araucária

Araucária entrega Parque Urbano a moradores do Capela Velha

A cidade de Araucária, ganhou um novo espaço para desenvolvimento de atividades esportivas, socioculturais e de lazer no último sábado (7). Trata-se do Parque Urbano, um equipamento construído no Bairro Capela Velha, na Ocupação 21 de Outubro. Na ocasião, a comunidade local e representantes da Prefeitura se reuniram em uma grande festa para a entrega do espaço localizado na Rua Sônia Bodziak, sem número.

O vice-prefeito Rui Sérgio Alves de Souza prestigiou a solenidade e destacou que a soma de esforços das secretarias municipais, com os recursos do Governo Estadual e Municipal resultaram em um espaço de convivência das comunidades da região. Rui lembrou que o processo para a criação do Parque Urbano foi longo e trabalhoso; que contou com a realocação de 174 famílias que moravam no local para um “espaço com condições mais dignas no Arvoredo 2”. Este parque visa recuperar o espaço [verde], mas, principalmente, e esta é uma marca do prefeito Olizandro, de oferecer qualidade de vida aos moradores desta região”, afirmou destacando a importância de a comunidade cuidar do espaço destinado a ela.

Moradora no Arvoredo há 15 anos, Lizaine Rosa de Magalhães se recorda dos dias que descia a rua escorregando (quase caindo); dias que saia com sacola no pé para não sujar calçado… “Era muito precária a situação”, resumiu. Lizaine hoje mora em uma casa entregue pela Cohab Araucária com toda a estrutura básica garantida (água encanada, energia elétrica e rede de esgoto). “Melhorou também na parte de saúde porque onde morava havia muito lixo jogado na rua e lá passa caminhão de lixo. Melhorou muito”, avaliou.

A criação do Parque Urbano representou uma opção de lazer para os moradores da região. “Antes, ficava em casa no fim de semana porque não tinha lugar para ir. Agora, meus filhos brincam no parque e eu e meu esposo fazemos caminhada. O espaço é muito bom e inspira a gente a fazer caminhada”, revelou Lizaine. A comunidade local também recebeu kits com materiais esportivos para utilizar no parque. Durante a cerimônia, também foi lembrado que a Sanepar vai promover ações de saneamento básico na região.

Inauguração

A festa, realizada no período da tarde, contou com brincadeiras e atrações para as crianças (cama elástica, piscina de bolinha, ônibus do lazer, camarim de pintura, tenda de leitura, confecção de brinquedos, campeonato de futebol, distribuição de pipoca e algodão doce), serviços de beleza gratuitos para a comunidade ofertados pela Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) – corte de cabelo e manicure -, bazar da APMI, apresentação da Banda Municipal e de artistas locais.

O Parque Urbano conta com duas quadras poliesportivas, uma quadra de futebol de areia, uma pista de caminhada, equipamentos de ginástica, parquinho infantil e academia da terceira idade. É um equipamento que será utilizado para incentivo à prática de atividades esportivas, de lazer e socioculturais na região.

Com 40 mil metros quadrados, o espaço conta com uma área verde composta por 3.500 árvores e deverá ajudar a integrar as comunidades da região. Cerca de 25 mil moradores devem ser beneficiados com o Parque Urbano; principalmente as comunidades do Israelense/Arco-Íris, Sol Nascente, Jardim Shangai, Favorita, Arvoredo I, Arvoredo II, Portelinha e 21 de Outubro.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.