A Guarda Municipal de Araucária iniciou essa semana os trabalhos de orientação à Guarda Mirim, em projeto realizado em uma parceria do Instituto Schnorr com algumas empresas da cidade. São 18 alunos que frequentam e participam das atividades em um barracão próximo à sede do projeto, no contra-turno escolar.
O projeto, de inclusão social, tem o intuito de tirar os jovens em situação de risco e vulnerabilidade da rua, permitir que desenvolvam noções de responsabilidade e há ainda a perspectiva de encaminhamento profissional. A iniciativa é voltada para adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e a formação terá a duração de um ano aproximadamente.
Com uniforme parecido com o da Guarda Municipal, os participantes dizem gostar da nova vivência. “As pessoas ficam olhando na rua, parece que somos importantes. As aulas são legais”, conta tímido Adrian Gabriel Ribeiro Alves, de 14 anos. O menino diz ainda que queria participar do projeto e sua mãe e seu pai incentivaram a agarrar a oportunidade.
“Eles estão orgulhosos de estar na Guarda Mirim. Quanto mais tempo no projeto vão passando de nível e adquirindo responsabilidades para ajudar os mais novos. Eles estão bem entusiasmados e vai ser muito bom para o rumo que eles seguirão na vida, ocupando o contra-turno com atividades construtivas, incentivando a terem objetivos e ficar longe de atitudes que possam prejudicá-los mais para frente”, ressalta o presidente do instituto, Reginaldo Dias Damacena.
Damacena destaca que essa proposta tem sido mantida com apoio financeiro de colaboradores e que toda ajuda é bem vinda. Quem quiser apadrinhar o projeto doando recursos ou contribuir com alguma outra colaboração pode entrar em contato com o instituto pelo telefone 3552-4726 ou pelo e-mail ong-schnorr@hotmail.com. O site da organização é www.institutoschnorr.org.