Saúde

Araucária intensifica vacinação contra febre amarela aos domingos

Ação no Parque Cachoeira segue até 13 de abril para ampliar cobertura vacinal

A Secretaria Municipal de Saúde de Araucária está promovendo a vacinação contra a febre amarela aos domingos no Parque Cachoeira. A campanha segue até 13 de abril , com atendimentos das 9h às 12h e das 13h às 16h30 , no prédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O objetivo da ação é aumentar a cobertura vacinal e prevenir a circulação do vírus.

Atualmente, a cobertura vacinal na cidade é de 55,9% para pessoas de 5 a 59 anos e de 92% para crianças menores de um ano, abaixo da meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde. Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, uma carteirinha de vacinação .

Risco de doença e importância da vacinação

Embora não haja casos confirmados de doença em humanos no município, a morte de macacos em 2020 indicou circulação do vírus na região. A febre amarela pode evoluir para quadros graves, com taxas de letalidade entre 20% e 50% , tornando a imunização essencial para a proteção da população.

Quem deve se vacinar?

Crianças menores de 5 anos devem seguir este esquema vacinal:
📌 Primeira dose aos 9 meses ;
📌 Reforço aos 4 anos .

Pessoas de 5 a 59 anos :
📌 Dose única para quem nunca foi vacinado ou não tem comprovante ;
📌Quem tomou apenas uma dose antes dos 5 anos , deve receber um reforço .

A vacinação é a principal forma de prevenção. Aproveite a campanha e proteja-se!

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Felipe Reis

Jornalista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tenho interesse em temáticas relacionadas à Politicas Públicas, Cultura, Diversidade e Inclusão, Educomunicação e Meio Ambiente voltadas a multimidialidade. Atuo com a produção de noticias, entrevistas, notas e cobertura de eventos para os diversos meios de comunicação.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.