No último fim de semana, Araucária levou 120 empreendedores à maior feira de empreendedorismo da América Latina, em São Paulo. Agora, a parceria entre Prefeitura e Sebrae/PR garantiu a participação gratuita de 100 empreendedores no maior evento de empreendedorismo do Paraná: o Summit, em Curitiba. O evento, realizado pelo Sebrae/PR, ocorreu nesta quarta e quinta-feira (09 e 10/10) com a proposta de “expandir mentes e negócios”.
Um dos participantes de Araucária no Summit é Alisson Vissoci. Empreendedor há 9 anos, ele conta que o Summit serve tanto para aumentar a rede de contatos (network) quanto para ter acesso a “ferramentas para o sucesso” que o Sebrae possui. “O que mais me surpreendeu foi que vi muitas ideias que já passaram na cabeça de muita gente e foram ignoradas. Mas que tem gente que vê aquilo como uma oportunidade única e ‘mergulhou’. E essas pessoas simplesmente fizeram, tiraram a ideia do papel. Coisas baratas, úteis e funcionais”, avaliou.
Essa viabilidade de aplicar as ideias também foi destacada pela empresária Carla Arieta. Para ela, “o Summit é um evento desafiador, visto que apresenta ideias simples e inovadoras para serem aplicadas agora mesmo. Com certeza ira alavancar os resultados dos empreendedores que se permitirem sair da zona de conforto”.
Outro participante que se mostrou satisfeito com o conteúdo apresentado no Summit 2019 foi Cláudio Alberton Batista. “As palestras me ajudaram a entender como funciona a mente de um empresário de sucesso e o quanto é necessário pra que tudo aconteça. Não basta só ter uma ideia inovadora, é necessário ter boa dose de teimosia, visão e reinvenção constante para acompanhar todas mudanças do mercado”, comentou.
Já Tânia Aparecida Pimentel Januário definiu sua participação no Summit como uma “experiência enriquecedora”, principalmente pelo fato de ela ter empresa há pouco tempo. A empresária considerou que os assuntos e inovações apresentados no evento são úteis para “refletir sobre como está sua empresa, sua marca no mercado, sobre as inovações que nós podemos fazer e, principalmente, sobre deixar nossa marca no mundo”. Tânia ainda citou que inovação e tecnologia são importantes, mas que são “as relações humanas que nos fazem crescer individualmente e coletivamente”.
Contatos e conteúdo – Conforme informações da organização, o Summit Curitiba 2019 teve quase 1.600 inscrições. Além das palestras, o evento deu oportunidade de contatos com potenciais clientes. Por meio de um aplicativo de celular, os participantes puderam agendar uma conversa com outros empresários participantes do evento e se encontrarem em um espaço preparado para fechar negócios: o “Mach point”.
O Summit também contou com apresentações de startups e projetos chamados de “alto potencial” ligados a áreas diversas (saúde, alimentação, negócios?). Ainda no Espaço Negócios, os participantes puderam conferir 36 opções de conteúdos no “Arena Speakers”. São apresentações simultâneas que ocorrem em pequenos palcos e focam em assuntos como tendências, comportamento, gestão empresarial e transformação. Os participantes do Summit acompanham o conteúdo preferido sintonizando uma faixa de transmissão e com uso de fone de ouvido.
A participação da comitiva de Araucária faz parte do amplo trabalho de mobilização e estímulo ao desenvolvimento econômico local conhecido como “Avançaraucária”. Outras muitas ações vêm ocorrendo no município para apoiar e capacitar empreendedores locais.
Prefeitura de Araucária