A parceria entre a Prefeitura de Araucária e a empresa Mondelez Internacional resultou na adesão do município ao programa Ação Saudável. Os detalhes do programa (que tem como pilares a nutrição, o incentivo a atividades físicas e a mobilização da comunidade) foram apresentados a diretores de escolas municipais e centros municipais de educação infantil (CMEIs) na tarde desta terça-feira (02). A ação visa fazer dos alunos multiplicadores [e agentes de mudança] de hábitos saudáveis em suas famílias e comunidades.
“A Mondelez vai dar um suporte bastante importante para desenvolver atividades que há muito tempo queríamos realizar”, destacou a secretária de Educação Janete Maria Miotto Schiontek logo na abertura do encontro. Janete lembrou ainda que a alimentação saudável é um eixo importante no contexto do Programa Saúde na Escola que o município já realiza e que a formação proposta na área de esporte oferecida está em consonância com as diretrizes sobre educação física no âmbito municipal. A adesão de cada unidade de educação ao programa é voluntária.
Na área de nutrição, o programa vai realizar exame de hemoglobina em amostras de alunos do 1º ano para verificar se há anemia (por baixo índice de ferro no sangue) e, comprovando a necessidade, oferecer suplementação. Exames de peso e altura (que constam no programa) não serão feitos porque já há dados atualizados dentro do programa Saúde na Escola.
Mas a maior ação prevista nesta área de atuação do Ação Saudável é a construção e manutenção de hortas nas escolas. A ideia é que, sobretudo, a ação tenha cunho pedagógico, e desperte a participação dos alunos em todo o processo. Cada escola ou CMEI poderá ter sua horta e os produtos dela tirados podem ser aproveitados na alimentação escolar. O programa prevê o fornecimento de terra, ferramentas, adubo, sementes e até suporte de técnico especializado. Haverá ainda a figura do horteiro, um voluntário da comunidade com papel importante no sucesso da ação.
Todo o trabalho deve envolver alunos, professores, merendeiras e outras pessoas do ambiente escolar. Atividades educativas sobre alimentação saudável serão realizadas dentro e fora da sala de aula.
Da parte do esporte, a formação deve abranger professores (não só de educação física), gestores públicos, lideranças comunitárias e organizações sociais ao longo dos três anos de vigência do programa. Entre os objetivos estão qualificar a prática pedagógica, planejar e realizar eventos de esportes educacionais e formar um grupo de jovens líderes para levar adiante a ideia do esporte educacional.
Patrocinado e sob cuidados da Mondelez, o Ação Saudável é desenvolvidos por três instituições não governamentais: a Inmed Brasil, o Instituto Esporte e Educação e o Evoluir Educação e Sustentabilidade.
SMCS