Pensando em proteger uma importante área verde de Araucária, a Prefeitura entrou em contato com a American Axle & Manufacturing (AAM) do Brasil para discutir a criação de mais uma unidade de conservação no município. A ideia é transformar a reserva ambiental que se encontra dentro do terreno da empresa, no bairro Estação, numa Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
A proposta foi apresentada e discutida no dia 17 de julho pelo secretário de Meio Ambiente, Hino Dirlei, e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), durante uma visita aos diretores da multinacional norte-americana AAM do Brasil. A iniciativa visa proteger um importante remanescente florestal que está ligado por um corredor ecológico à futura unidade de conservação da Foz do Passaúna.
A área da AAM do Brasil já é utilizada pela empresa para atividades de educação ambiental e preservação. “A proposta é ampliar essas atividades, de modo que também possamos utilizar a área para ações dessa natureza. Em contrapartida, a empresa obterá alguns benefícios com a instituição dessa unidade de conservação, como desconto no IPTU, utilização do potencial construtivo e melhora nos seus resultados relacionados à gestão ambiental”, explica Hino Dirlei.
Essa é mais uma ação dentro da política de ordenamento ambiental que a SMMA vem adotando para garantir que os remanescentes urbanos e rurais do município sejam protegidos. Em julho, Araucária recebeu a importante notícia do aumento em sua arrecadação de ICMS Ecológico referente à criação e cadastramento de duas novas unidades: o Refúgio da Vida Silvestre da Foz do Barigui e a RPPN da Brafer.
RPPN
Uma RPPN é criada e administrada não pelo poder público, e sim pelo proprietário do terreno. Trata-se de uma categoria de unidade de conservação estabelecida pela lei nº 9985/00, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Uma unidade de conservação é uma área de proteção ambiental legalmente instituída pelo poder público por possuir características naturais relevantes que devem ser conservadas e protegidas. Vários procedimentos devem ser cumpridos para que a área se torne uma unidade de conservação, como estudos da fauna e da flora presentes na reserva, entre outras ações.
SMCS