Araucária realizou nos dias 29 e 30 de junho a 1ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro aconteceu na Escola de Gestão dos Servidores Públicos e reuniu diversos representantes da sociedade civil e da esfera pública. Alunos da APAE fizeram apresentações artísticas durante o evento.
A presidente do CMDPD de Curitiba, Mirella Prosdócimo, apresentou a palestra “O desafio na implementação das políticas da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”. Aconteceu ainda na data a eleição dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDE) de Araucária e dos delegados para representação do município na Conferência Estadual.
“Superou as nossas expectativas. Foi a primeira conferência do município na área, então podemos dizer que se trata de um momento histórico. É importante pelo ponto de vista social, pois a partir dela aconteceram discussões de maneira transversal” comenta Marli Kaczmarek, integrante da comissão organizadora da conferência.
O presidente da Adefar, José de Jesus, comemora o sucesso da implantação da Conferência e a formação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDE). “Muitos esforços foram realizados para que a conferência ocorresse, a discussão sobre o assunto vem de algum tempo já. Espero que pela constituição do conselho consigamos obter mais conscientização da população sobre o tema e possa haver melhora nos atendimentos prestados para essa parcela da população”, ressalta.
Sobre o COMUDE
O COMUDE instituirá a política municipal para integração da pessoa com deficiência, que disporá sobre o pleno exercício de seus direitos básicos quanto à educação, à saúde, ao trabalho, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à previdência social, à assistência social, ao transporte, à edificação pública, à habitação, à cultura, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição Federal e das leis infraconstitucionais, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.
SMCS/ Foto Carlos Poly