Araucária realizou nesta terça-feira (08) sua XIII Conferência Municipal de Meio Ambiente. O tema desta edição foi “Discutindo as Políticas Públicas Ambientais do Município”. Na Escola de Gestão, técnicos e representantes dos moradores acompanharam palestras e debateram temas relacionados ao tema durante o dia.
Na abertura do evento, o secretário de Meio Ambiente Hino Dirlei Falat Pereira de Souza destacou a participação das pré-conferências que tiveram “boa participação da comunidade” e as que propostas da conferência vão servir para reformular a política ambiental da cidade. “Este é um dia importante para poder refletir, ouvir a comunidade e para reforçar a política pública [de meio ambiente] do município”, avaliou o secretário.
A primeira palestra do dia, sobre Resíduos Sólidos, foi ministrada pelo engenheiro civil e gerente técnico do Consórcio Intermunicipal para a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol) João Carlos Fernandes. A segunda apresentação, sobre Resíduos Hídricos, ficou por conta do engenheiro civil e doutor em Engenharia Ambiental Eduardo Felga Gobbi. Já o médico veterinário e PHD em Biologia Molecular Alexander Welker Biondo falou sobre Guarda Responsável [de animais].
Pré-conferências – Recentemente, a Prefeitura de Araucária concluiu a série de Pré-Conferências de Meio Ambiente. Com o tema, os eventos tiveram três eixos de discussão: guarda responsável, resíduos sólidos e recursos hídricos. Os encontros ocorreram na sede da Secretaria de Meio Ambiente, na Paróquia Nossa Senhora das Dores (Vila Angélica) e na Escola Municipal Rosa Picheth (Guajuvira). Nas Pré-Conferências, foram discutidas políticas públicas relacionadas aos eixos propostos com a participação de moradores. As propostas das Pré-Conferências foram encaminhadas para a Conferência.
Foto Carlos Poly / SMCS