Araucária

Araucária reduz alíquota do ISS e diminui peso do imposto para empresas

Por meio da lei complementar nº 018/2018, Araucária passou a contar, desde 1º de dezembro de 2018, com alíquota reduzida do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), também conhecido por ISS (Imposto Sobre Serviços), tributo recolhido pelos municípios. A alteração na alíquota beneficiou grande parte das mais diversas áreas. No geral, a redução foi de 5% para 2%, menor índice permitido constitucionalmente. Desta forma, Araucária passa a integrar o grupo de municípios mais competitivos (no que diz respeito a ISS), já que reduziu o peso do imposto para as empresas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças (SMFI), todas as notas fiscais faturadas em dezembro de 2018 já estavam com a alíquota reduzida. Entre as áreas beneficiadas com a redução de 5% para 2% estão os serviços de saúde (clínicas, dentista, psicólogo, exames laboratoriais), serviços de engenharia (engenheiros, empreiteiras, construção civil) e a educação (de educação infantil a ensino superior, cursos profissionalizantes, idiomas).

Incentivos – A Prefeitura de Araucária está empenhada em garantir melhores condições para que as empresas desenvolvam suas atividades. Também por meio de lei complementar (017/2018), o município instituiu tratamento diferenciado e favorecido à microempresa (ME) e à empresa de pequeno porte (EPP) do município. Entre as ações previstas estão a emissão de Alvará Provisório, processos de compra exclusivos para micro e pequenas empresas, prioridade para empresas locais em caso de valores próximos na concorrência e compromisso com o incentivo à inovação. Segundo a SMFI, 93% das empresas de Araucária são MEI, micro ou empresas de pequeno porte. A redução da tarifa de transporte coletivo local (Triar) de R$ 4,25 para R$ 2,90 também ajudou as empresas a reduzir o custo com vale-transporte.

Prefeitura de Araucária-09/01/2019

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.