Araucária

Araucária registra forte aumento de diagnósticos de HIV/Aids em 2017

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado na ultima sexta (01), é uma oportunidade de lembrar que o acesso à informação e a prevenção são fundamentais para o evitar o surgimento de novos casos da doença. Em Araucária, o número de diagnósticos do vírus HIV e da Aids, que é a manifestação da doença causada pelo vírus HIV, em 2017 (até 30 de outubro) é muito superior ao registrado durante todo o ano de 2016, conforme dados registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). O teste rápido é um meio muito importante para diagnosticar novos casos e poder dar o encaminhamento para que a pessoa com HIV/Aids possa ter uma boa qualidade de vida.

Segundo o Serviço de Orientações às DST/HIV/Aids de Araucária (SOA), em 2017 (até 30 de outubro) foram diagnosticadas 133 pessoas com o vírus HIV em Araucária (sendo 8 pessoas de fora do município); destes, 84 homens e 49 mulheres. Pouco mais de metade dessas pessoas (71 casos) está na faixa dos 20 a 34 anos, seguida pelos de 35 a 49 anos (45 casos). Em 2016 foram 53 diagnósticos (com 4 pessoas de fora do município).

Já os casos de Aids contabilizam 34 diagnósticos em 2017 (22 homens e 12 mulheres até 30 de outubro) contra 12 em 2016. Dos diagnósticos deste ano, 13 estão na faixa dos 20 a 34 anos e 10 na dos 35 a 49. Como o HIV/Aids “não tem idade”, vale registrar que em 2016 houve 01 diagnóstico de HIV na faixa dos 05 a 09 anos e agora em 2017 foi registrado 01 caso de Aids na faixa dos 65 a 79 anos.

Justificativa – Conforme explicação do SOA, o aumento nos diagnósticos de HIV e Aids no município têm diversas justificativas. Os casos novos de HIV/Aids podem estar vinculados à epidemia de casos registrados de sífilis no Brasil. Uma única relação sexual sem proteção pode ocasionar em contaminação por um conjunto de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). E ter uma das DSTs de lesões (como a sífilis) pode aumentar em 18 vezes a chance de se contrair HIV/Aids.

O registro de pessoas que, até então, não estavam notificadas no banco de dados também contribuiu para o crescimento do número de diagnóstico de HIV/Aids em 2017 em Araucária. A sequência de ações visando realização dos testes rápidos em diversos pontos da cidade ao longo deste ano é outro fator importante para justificar os números. Segundo o SOA, foram realizados  3.572 testes rápidos anti-HIV de janeiro a outubro 2017; com 49 resultados positivos. No caso da sífilis, foram 4.090 testes rápidos no mesmo período; 140 deles positivos. O SOA realiza esses testes e dá o encaminhamento necessário caso o resultado seja positivo.

Teste rápido – Como o próprio nome diz, o teste rápido tem resultado em minutos e o atendimento é sigiloso. Para fazer o teste basta apresentar um documento com foto. Não é necessário agendar o teste ou ter encaminhamento médico. Maiores de 13 anos de idade não precisam estar acompanhados.

O diagnóstico precoce, seguido dos encaminhamentos e cuidados necessários, possibilita melhor qualidade de vida à pessoa com o vírus HIV. Fazer o teste para detectar o vírus é muito importante porque a sua presença pode passar despercebida (assintomática), mas desde a contaminação o vírus é transmissível. Gestantes merecem uma atenção especial para que façam o teste o quanto antes e, em caso positivo, tenham o atendimento adequado para evitar que o vírus seja transmitido para o bebê.

Já o diagnóstico tardio preocupa porque pode ser necessário encaminhar para internamento e até haver risco de morte. De acordo com o SOA, os usuários da Saúde com diagnóstico tardio já costumam relatar sinais como emagrecimento, fraqueza, indisposição, relato de nódulos e ínguas, algumas vezes diarreia diária.

Os usuários do sistema público de saúde podem retirar preservativos gratuitamente nas unidades básicas do município. O SOA atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (sem fechar para almoço). Mais informações: 0800-6424125 ou (41)3901-5190.

Vídeo – Saiba mais sobre o teste rápido neste vídeo publicado na página oficial da Prefeitura de Araucária no Facebook: CLIQUE AQUI

 

smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.