
O prefeito Olizandro Ferreira recebeu o governador Beto Richa na manhã desta quarta-feira (02) para a solenidade de assinatura da criação de um parque municipal em Araucária. No total, serão R$ 10 milhões investidos na conservação de áreas de preservação da biodiversidade e também na regularização fundiária das famílias realocadas desta área. O valor é resultado de medida compensatória pela ampliação da Repar ao município e só pode ser investido em projetos ambientais.
Olizandro lembrou aos presentes à cerimônia que Araucária deve se tornar o “único município do Brasil fechado por um corredor metropolitano ambiental” e destacou os 1.000 hectares que serão contemplados com o “investimento espetacular”. “O Governo do Estado está reconhecendo que o município que viveu o ‘lado ruim’ do investimento [ampliação da Repar] deve receber essa compensação”, destacou. O prefeito também falou da parceria de sucesso com o Governo do Estado e garantiu que não há outro município da região metropolitana (e talvez do Estado) com tantas obras e tantas realizações.
Citando ter uma história com Araucária há algum tempo, o governador Beto Richa comentou sobre seu empenho em realizar parcerias com prefeituras da região metropolitana desde quando era prefeito de Curitiba. À frente do Estado, Richa ressaltou um “grande trabalho e amizade que resultaram em bons resultados para a população de Araucária” em áreas como infraestrutura urbana, educação, saúde, entre outras. Sobre a nova unidade de conservação, o governador defendeu o investimento no município. “É uma parceria em favor das famílias de Araucária. A ampliação das obras impactou diretamente a população de Araucária. Nada mais justo que o recurso da compensação seja destinado para a cidade”, garantiu o governador.
A proposta do Parque foi elaborada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e aprovada pelo IAP. De acordo com a SMMA, os recursos serão investidos na criação de um Mosaico de Unidades de Conservação que se estendem ao longo do Rio Passaúna até a sua foz e continua pela várzea do Rio Iguaçu até o encontro com a Foz do Rio Barigui, onde se encontra o já criado o Refúgio do Bugio. Desta maneira, Araucária formará um grande cinturão de Unidades de Conservação ao redor da área urbana, que auxiliará no uso do solo e na preservação dos remanescentes florestais e da água.
Nesta ação de criação do parque municipal, famílias que hoje vivem em ocupações irregulares serão realocadas e passarão a viver em local seguro. “Além dessa conquista ambiental. Cerca de 600 famílias vão poder sair de locais de risco e ter um lar digno para morar”, disse o prefeito.
Licenciamento ambiental
O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) Luiz Tarcísio Mossato Pinto destacou que a parceria entre Prefeitura e Estado possibilitou que o processo [paralisado desde 2010] pudesse caminhar para que houvesse a liberação dos recursos para esta ação. Luiz Tarcísio também anunciou que partir de hoje (02) o secretário de Meio Ambiente de Araucária, Hino Dirlei Falat Pereira de Souza, passa a ser responsável pelo licenciamento no município. “Isso vai dar muito mais agilidade para quem precisa de licenciamento rápido. O IAP vai cuidar dos grandes investimentos e deixar que empreendimentos com impactos locais os municípios licenciem, sempre com o nosso suporte técnico”, explicou.
Além de representantes de diversos setores de Araucária e de vereadores, o evento também contou com a presença do secretário estadual de Meio Ambiente Ricardo José Soavinski e do deputado estadual Alexandre Cury.
SMCS / Foto Carlos Poly