Araucária vacinou 96,83% das crianças menores que cinco anos contra poliomielite, ou seja, superou a meta de 95% que o Ministério da Saúde estabelece. Foram 8.707 crianças imunizadas, de um total de 8992 crianças dessa faixa etária do município. A campanha começou dia 15 de agosto e terminou no dia 31 de agosto.
Dados do Ministério da Saúde mostram que na região de Curitiba e Região Metropolitana, dos 29 municípios, 15 não conseguiram atingir a meta. Entre os estados, o Paraná ficou em terceiro lugar no ranking de vacinação, com 89,12%, atrás apenas de Sergipe e de Santa Catarina.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave que pode causar sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. O Brasil é referência mundial em vacinação e o Sistema Único de Saúde garante à população brasileira acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).