Araucária

Araucária vê procura por atendimento pedagógico a alunos com Autismo dobrar em um ano

Do início de 2017 para o início de 2018, a Prefeitura de Araucária viu dobrar o número de alunos inscritos em seu Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Transtorno Global do Desenvolvimento (CMAEE-TGD). O Centro, vinculado à Secretaria Municipal de Educação (SMED), é referência em atendimento a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido como Autismo, e Transtornos de Conduta (TC). Há um ano, eram 76 alunos atendidos em período de contraturno escolar; hoje são 162 inscritos.

O forte aumento na procura pelo atendimento pedagógico levou a Secretaria Municipal de Educação a aumentar o número de turmas no CMAEE-TGD. As turmas de Educação Infantil subiram de 4 para 6, as de TEA de 6 para 9 e as de Transtorno de Conduta de 2 para 4. Segundo a coordenação do Centro, é comum aparecer casos novos todo dia no local; algumas vezes, a família já chega com o laudo médico constatando a TEA. Neste ano, o CMAEE-TGD precisou mudar para um prédio mais amplo para melhor atender a essa demanda de alunos. Ele está na avenida Archelau de Almeida Torres nº 1411, na mesma quadra da Escola Municipal Archelau de Almeida Torres.

Precoce – A grande procura por inscrições no CMAEE-TGD pode ser explicada pelo diagnóstico cada vez mais precoce do TEA. Seja dentro das estruturas da Educação ou da Saúde, o trabalho de investigação tem confirmado novos casos cada vez mais cedo. “O diagnóstico precoce é muito importante porque, o quanto antes houver intervenção, melhor será o desenvolvimento da criança e do estudante atendidos”, explicou a coordenadora do CMAEE-TGD Marília de Fátima Cordeiro Ribeiro.

Desde 2011, a Prefeitura de Araucária mantém este centro educacional especializado voltado para alunos com Autismo e Transtorno de Conduta. O Centro é parte de um conjunto de ações da Prefeitura para dar o suporte necessário a esses alunos no ensino regular. No CMAEE-TGD, o foco do trabalho é exclusivamente pedagógico e busca desenvolver a comunicação e interação social dos alunos. Em média, um aluno com autismo frequenta o CMAEE-TGD duas vezes na semana, em período de contraturno escolar. No local, os profissionais utilizam metodologias variadas que levam em conta a necessidade e o perfil do aluno. O trabalho realizado no local tem como objetivo trabalhar as sensações, a concentração e o trabalho em grupo (interação). O CMAEE-TGD atende a alunos a partir da educação infantil.

Apoio – Já na sala de aula do ensino regular, o aluno com Autismo pode contar com um profissional de apoio para lhe auxiliar na rotina escolar (mediante avaliação criteriosa da necessidade). O aumento surpreendente no número de alunos diagnosticados com autismo tem feito com que a Secretaria Municipal de Educação se empenhe ainda mais para garantir esse tipo de apoio a todos que, de fato, precisarem. Outro especto importante neste trabalho é o professor “itinerante”. Cabe a este profissional fazer o contato entre o CMAEE-TGD e a unidade escolar visando manter as duas instituições bem informadas sobre a rotina, as necessidades e o desenvolvimento de cada aluno acompanhado.

O CMAEE-TGD realiza encontros mensais (coordenados por uma psicóloga) com pais de alunos. O objetivo é a cada mês debater sobre um tema de relevância e esclarecer dúvidas. A participação dos pais e responsáveis na rotina dos alunos é fundamental para o sucesso das ações. Um trabalho psicopedagógico também vem ocorrendo com os alunos e suas famílias visando estreitar vínculos e garantir maior entendimento sobre a importância de desenvolver a comunicação do aluno em casa, na escola e também no CMAEE-TGD.

Seminário – A Secretaria Municipal de Educação de Araucária está com inscrições abertas (até 25 de março) para o II Seminário “Autismo e Inclusão: Educando na Diversidade”. Podem se inscrever professores da rede municipal, pais de alunos com autismo e acadêmicos de pedagogia da Facear. Os professores farão a inscrição via “Portal do Professor” (mediante CPF e senha individual). Já os pais poderão se inscrever na sede do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Transtorno Global do Desenvolvimento (CMAEE-TGD) e os acadêmicos da Facear na instituição onde estudam.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.