Mundo

As eleições nos EUA podem afetar a economia brasileira: entenda os possíveis impactos

Valor do dólar, investimentos em energia sustentável e tarifas de importação estão entre as áreas de impacto para o Brasil

O desfecho das eleições presidenciais de 2024 nos Estados Unidos, com a disputa entre Kamala Harris (Democrata) e Donald Trump (Republicano), será conhecido nesta terça-feira (5), e os resultados prometem influenciar economias ao redor do mundo, inclusive a do Brasil. Como o segundo maior parceiro comercial do país, os EUA movimentaram, apenas em 2023, US$ 75 bilhões em trocas de bens e serviços com o Brasil, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Com a vitória de Trump, os especialistas preveem uma possível mudança nas relações comerciais, uma vez que o ex-presidente tem defendido tarifas mais altas sobre os estrangeiros, o que pode impactar a exportação de produtos brasileiros, como petróleo, ferro, aço, café e celulose , que são os principais itens comprados pelos EUA. Além disso, o resultado pode influenciar o valor do dólar e dos investimentos em setores como energia sustentável, áreas de grande relevância para a economia brasileira.

Felipe Reis

Jornalista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tenho interesse em temáticas relacionadas à Politicas Públicas, Cultura, Diversidade e Inclusão, Educomunicação e Meio Ambiente voltadas a multimidialidade. Atuo com a produção de noticias, entrevistas, notas e cobertura de eventos para os diversos meios de comunicação.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.