Araucária

Atenção ao Aedes Aegypti deve ser redobrada com a proximidade de dias de calor e chuva

A combinação entre dias de calor e chuva frequente é propícia para a proliferação de mosquitos, incluindo o Aedes Aegypti, conhecido por transmitir a dengue, zika e chikungunya. Araucária não conta com registros recentes de focos do mosquito, mas a atenção deve ser redobrada com a proximidade de verão. A participação de todas as pessoas, no sentido de evitar situações que acumulem água (nas residências, empresas e indústrias), é fundamental no combate ao mosquito.

Agentes de combate a endemias de Araucária realizam visitas a residências, comércios e indústrias ao longo de todo o ano visando prevenir focos do Aedes Aegypti. Para intensificar os trabalhos neste período de maior atenção, agentes comunitários de saúde também estão envolvidos nas ações que ocorrem atualmente na cidade. Os agentes são identificados com camiseta (pode estar também com colete verde com a inscrição de Agente de Combate a Endemias nas costas), crachá azul da Secretaria Municipal de Saúde e bolsa.

Os moradores que desejarem mais informações sobre o combate ao Aedes Aegypti podem entrar em contato pelo telefone 0800-643-7744 (Ouvidoria da Saúde) ou ouvidoriadasaude@araucaria.pr.gov.br. O número de telefone é também para comunicar sobre locais onde há risco de foco do mosquito. Não há necessidade de o morador se identificar.

Lixo – O acúmulo de materiais recicláveis e de lixo de maneira inadequada, além de propiciar o surgimento de animais que são atraídos por sujeita, também contribui para o acúmulo de água e, por consequência, o risco de focos do mosquito. O morador precisa ter a consciência de colocar os resíduos para coleta (seletiva ou lixo comum) pouco tempo antes do caminhão passar. Isso evita que os resíduos se espalhem pela rua ou sejam levados por coletores irregulares (que nem sempre dão o destino adequado).

A Prefeitura realiza o Programa “Bairro Limpo” em diversas regiões da cidade visando mobilizar a comunidade para separar os materiais que deseja descartar e recolhe para dar o destino correto. A próxima coleta ocorrerá no Centro da cidade nos dias 03 e 04 de dezembro. Podem ser recolhidos materiais como sofás velhos, móveis, madeiras, foões, geladeiras, TVs, entre outros. Além disso, o morador de Araucária pode solicitar a coleta de materiais (sofás, colchões, madeiras, móveis e outros objetos) ao longo do ano. Basta telefonar para o (41)3614-7480 (Meio Ambiente).

 

Prefeitura de Araucária- 28/11/2018

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.