
A campanha de vacinação contra gripe iniciará segunda-feira (25) em Araucária, nas unidades básicas de saúde. As doses protegem contra os vírus influenza H1N1, H3N2 e B. No sábado (30) haverá o Dia de Mobilização Nacional, quando as unidades básicas de saúde da área urbana estarão abertas, das 8 às 17 horas, especificamente para a vacinação. De acordo com o público-alvo da campanha, devem ser vacinadas cerca de 30 mil pessoas na cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que de preferência as pessoas procurem as unidades básicas de saúde no Dia de Mobilização Nacional para evitar filas e garantir uma assistência direcionada para a vacinação. Mesmo assim, quem não puder ir até uma unidade de saúde no sábado, pode procurar uma unidade básica durante seu horário normal de funcionamento até o dia 20 de maio.
Devem ser vacinadas crianças que tenham entre 6 meses e menos de 5 anos, idosos (pessoas a partir de 60 anos), trabalhadores da saúde, pacientes com doenças crônicas, gestantes, mulheres em período pós-parto (até 45 dias), indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional. Não esqueça de levar sua carteira de vacinação.
Sobre a H1N1
Os sintomas da H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. A insuficiência respiratória é um sintoma frequente da gripe H1N1 que não é devidamente tratado. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.
“O objetivo da vacinação contra Influenza é contribuir para a redução da mortalidade causada pela gripe e suas complicações. A pessoa vacinada pode até desenvolver a gripe, mas será mais branda”, explica a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Leoni Machado.
Antecipação
A campanha na região sul do país começa dia 25 de abril, cinco dias antes do início da campanha nacional devido à mudança na sazonalidade da gripe, sobretudo com o aumento no número de casos registrados no estado de São Paulo.
Foto: Carlos Poly/SMCS