![](/wp-content/uploads/2015/03/noticia_403727_img1_saude-especial.jpg)
Batom, rímel, base, pó compacto, primer, lápis de olho, gloss, sombra. Seja no dia a dia ou em uma ocasião especial, que mulher não gosta de usar maquiagem para se sentir ainda mais bonita? Mesmo para aquelas que se maquiam todos os dias, é difícil acabar com os produtos antes da data de vencimento. E é aí que mora o perigo, pois fora do prazo de validade eles podem fazer mal à saúde.
Uma pesquisa realizada pelo College of Optometrists, na Grã-Bretanha, revelou que nove em cada dez mulheres usam maquiagem vencida. Dois terços das entrevistadas, de diferentes faixas etárias, admitiram usar os mesmos cosméticos por mais de dois anos. “Produtos com a validade expirada podem causar alergias e irritações na pele. Isso porque, após a abertura da embalagem, fungos e bactérias conseguem se propagar com mais facilidade”, explica o bioquímico Marcos Kozlowski, responsável técnico do Lanac – Laboratório de Análises Clínicas.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, o produto fechado tem validade de até 24 meses. Depois de aberto, sua vida útil não deve chegar a seis meses. O órgão também determina que todos os cosméticos tenham a data de vencimento impressa na embalagem, mas muitas empresas disponibilizam a informação apenas na caixa ou no lacre plástico, que logo são descartados pelas consumidoras. “A boa notícia é que, ao crescerem, muitas bactérias produzem um cheiro ruim ou formam colônias. Nestes casos, é fácil perceber que o produto passou do ponto. Às vezes, até mesmo ainda dentro do prazo de validade, nota-se mudança na cor, na consistência ou no cheiro dos cosméticos”, conta o bioquímico. Por isso, a dica é descartar cremes e maquiagens em caso de qualquer alteração.
Ter cuidado com o armazenamento dos produtos pode contribuir para aumentar sua vida útil deles Embora na maioria das vezes os cosméticos e maquiagens fiquem guardados no banheiro, bioquímico Marcos Kozlowski, responsável técnico do Lanac – Laboratório de Análises Clínicas. aconselha que o lugar não é o mais indicado para isso, pois a mudança de temperatura constante, a falta de ventilação e a umidade criam o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias.
O ideal é manter os produtos em ambientes frescos e secos, longe do calor e da luz excessivos, e não se esquecer de fechar bem os recipientes e limpar regularmente pincéis e esponjas.
CUIDADOS
Confira os prazos médios de validade dos produtos de maquiagem:
– Rímel – 3 a 6 meses
– Base e pó compacto – 6 meses a 1 ano
– Batom ou gloss – 1 ano
– Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios – de 6 meses a 1 ano
– Delineador – 1 ano
– Hidratante – 1 ano
– Pincéis – Lavado mensalmente com sabonete neutro, têm validade indeterminada
– Esponjas – Devem ser sempre individuais e trocadas a cada 3 ou 6 meses, dependendo da frequência de uso
CREMES EXIGEM CUIDADO REDOBRADO
A regra básica é de que, depois de aberto, um creme de beleza dure seis meses, o que não vale para os manipulados, que costumam durar menos, de 1 a 4 meses.
A depender da embalagem, o produto pode durar mais. Por exemplo, se o produto possui uma embalagem em que o contato com o ar e com a pele sejam mínimos, como as versões em spray, a durabilidade aumenta e pode chegar a duplicar, durando um ano aproximadamente.
Algumas substâncias, como a vitamina C e a hidroquinona, dentre outras, não devem ficar expostas ao sol ou a luz, pois assim degradam de forma mais rápida, o que significa que duram bem menos. Portanto, elas devem ser conservadas no escuro, dentro de algum armário ou gaveta.
Alguns cremes faciais, como a hidroquinona e o ácido retinóico em determinadas concentrações, são, na verdade ,medicamentos e, como tal, regulamentados pela Anvisa, então no rótulo consta a data de validade desses produtos. Da mesma forma, os dermocosméticos também informam na embalagem qual a data de validade, e isso precisa ser observado, pois produtos vencidos são, além de ineficazes, perigosos para a pele, já que podem causar irritações, alergias e até queimaduras.
Bem Paraná