Era para ser uma caminhada pelo Parque Cachoeira, mas o clima não ajudou na manhã de quinta-feira (03). Então, a Secretaria de Saúde transferiu a ação para dentro do Ginásio Joval de Paula Souza onde realizou atividades aeróbicas, orientação nutricional e atendimento sobre hipertensão e índice de massa corporal. Uma feirinha com alimentos sem agrotóxico também foi montada no espaço. O evento, que teve apoio das Secretarias de Esporte e Lazer, Assistência Social, Agricultura e também da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), tem como referência a lei nº 2.837/2015 que instituiu o mês de dezembro como o Mês da Prevenção do Câncer de Intestino no município, data que deve ser lembrada anualmente.
A doença – O câncer do intestino é também chamado de câncer do cólon e do reto e é uma doença que pode ser prevenida com a retirada das lesões benignas que crescem na parede do intestino. Entre os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento deste tipo de câncer estão: o consumo excessivo de gorduras e de poucas fibras, o fumo, consumo frequente de bebida alcoólica, idade acima de 50 anos e histórico de lesões colorretais e de doenças inflamatórias do intestino.
É preciso alertar que a doença em fase inicial não costuma apresentar sintomas. Daí a importância da realização de exames preventivos já que quanto mais cedo o câncer for tratado, maior é a chance de cura. Hábitos saudáveis, como atividade física regular e alimentação saudável são apontados como fatos que ajudam a diminuir riscos de câncer de intestino.
Dúvidas? Procure a unidade de Saúde mais próxima de sua casa e receba todas as orientações sobre exames e outros encaminhamentos.
SMCS