Araucária realizou no sábado (13) uma Audiência Pública do Plano de Mobilidade (PlaMob) referente ao item Diagnóstico e Prognóstico, no Anfiteatro do Paço Municipal. No evento foi apresentado um panorama sobre a condição atual da mobilidade em Araucária, incluindo principais desafios a serem enfrentados, resultado de pesquisas de campo e online (realizada via site da Prefeitura), apontamentos obtidos em reuniões comunitárias, e perspectivas para o futuro. Em uma etapa posterior serão apresentadas propostas para lidar com as potencialidades e problemas da mobilidade identificados por meio do diagnóstico obtido.
Sobre o PlaMob
As propostas para o Diagnóstico e Prognóstico da Mobilidade de Araucária levam em conta o município como um todo (áreas urbana e rural), assim como a Região Metropolitana de Curitiba e demais regiões que impactam a mobilidade de Araucária.
Ao longo de meses, a população foi convidada a participar da elaboração do Plano de Mobilidade respondendo a pesquisa ou participando da série de eventos já realizados. Já ocorreram: Consulta Pública, Reuniões Comunitárias com representantes dos setores urbano, rural e industrial do município, encontros com usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e alunos do Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski.
O PlaMob visa garantir o acesso democrático aos espaços urbanos e a serviços essenciais, como saúde, educação, lazer e trabalho. Planejar o deslocamento de pessoas, bens e veículos pela cidade de forma organizada e de acordo com as reais necessidades da população é o objetivo do Plano de Mobilidade de Araucária.
SMCS