
Com o novo decreto municipal que determina a volta da bandeira laranja em Curitiba, a partir desta segunda-feira (5), as aulas presenciais nas escolas particulares devem ser retomadas. De acordo com o Sinepe-PR (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná), mais de 96% das instituições de ensino retornarão já nesta semana.
“Cerca de 96% das escolas particulares, segundo nossas pesquisas, estão preparadas para esse retorno e já nessa semana acontecerá o retorno com todo o protocolo sanitário projetado pelos órgãos de saúde”, disse o presidente do Sinepe, Douglas Oliani neste domingo (4).
Segundo comunicado do sindicato, se não houver decreto municipal restringindo o retorno das aulas presenciais, valem as regras estaduais que permitem o retorno com limite de 30% dos alunos nas salas de aula.
O decreto do Governo do Estado, que previa regras de circulação mais rígidas em 11 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, foi revogado neste sábado (3). Com isso, o retorno das atividades não essenciais nas cidades do chamado Primeiro Anel, aquelas mais próximas à Capital, foi antecipando. A partir deste domingo, valem para todo o território estadual as normas gerais previstas no decreto 7230/21.
As aulas presenciais da rede estadual, embora não constem do decreto, continuam suspensas. O cronograma do retorno será definido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Já as escolas particulares estão autorizadas a funcionar no modelo híbrido, seguindo resolução 240/21 da Secretaria de Estado da Saúde.
Escolas municipais
Em declaração feita na última segunda-feira (29), em entrevista ao Meio Dia Paraná, da RPC TV, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, afirmou que as aulas na rede municipal de ensino devem seguir suspensas. Elas só retornarão com a vacinação dos professores, de acordo com o prefeito.
Na rede municipal, as aulas presenciais chegaram a ser retomadas em 22 de fevereiro, mas as atividades acabaram suspensas no dia 26 por causa do expressivo aumento de casos em todo o Paraná.
O governador do Paraná deu declaração parecida na última terça-feira (30), em relação às aulas na rede estadual de ensino. Em entrevista à rádio Jovem Pan Curitiba, Ratinho Júnior afirmou que a volta das aulas presenciais na rede estadual deve acontecer apenas em maio, já que a ideia é aguardar que os professores sejam vacinados contra a Covid-19 para garantir um retorno mais seguro às escolas.
Banda B