Araucária

Aumento nos casos de Covid sobrecarrega o serviço de saúde municipal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araucária já previa um cenário preocupante de aumento de casos positivos para a covid-19 para início de ano, seguindo a tendência nacional e também de outros países. Com isso, reforçou as equipes médicas do Cecc (Centro de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus) e se preparou para esse momento. Porém, mesmo com todos estes esforços o serviço de saúde está sobrecarregado com o grande número de infectados.

Somente nos 11 primeiros dias do ano, Araucária já registrou 509 novos casos de acordo com o Boletim Epidemiológico municipal. Para se ter uma ideia, no último dia 10 de janeiro o Cecc registrou 462 atendimentos, sendo que em 319 pacientes foi necessária a realização do teste da covid. Com isso, a média de espera por atendimento no serviço é de três horas, em média.

“A maioria dos pacientes são quadros leves, poucos têm necessidade de internamento. Isso é reflexo da vacinação. Mas, mesmo assim o cenário é preocupante. Não podemos relaxar as medidas de prevenção”, destaca a médica Patrícia Beleski, diretora técnica da Secretaria de Saúde.

Ainda conforme a médica, nesta nova onda há um número bastante considerável de profissionais da saúde contaminados. “Temos registrado afastamentos por esse motivo em quase todos os equipamentos de saúde do município. O número tem sido maior que nas outras ondas, inclusive”, expõe.

Pronto Atendimento Infantil

Outro dado que também tem chamado bastante a atenção é o aumento significativo de casos de covid em crianças. Os sintomas respiratórios têm causado uma grande procura por atendimento no Pai (Pronto Atendimento Infantil) e representam 90% dos atendimentos.

A média diária de crianças atendidas no local é de aproximadamente 300 e a espera pode chegar a até quatro horas para casos que não sejam de urgência ou emergência. A maioria dos casos também é sem gravidade, assim como em adultos.

Cuidados

De acordo com os profissionais de saúde, mais do que nunca é fundamental que todos mantenham os cuidados de prevenção como a higienização das mãos com álcool em gel, boa ventilação nos ambientes, uso de máscara e distanciamento social. Além disso, é imprescindível concluir o esquema vacinal com as três doses do imunizante.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.