Uma baleia jubarte presa a uma rede de pesca foi resgatada por bombeiros de Balneário Piçarras, no litoral de Santa Catarina, na tarde da quarta-feira (14). O animal foi flagrado próximo à Ilha Feia.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o capitão Rafael Manoel José foi acionado por um jornalista. Em seguida, foram solicitados recursos adicionais para atendimento à ocorrência.
“Com apoio das embarcações mais próximas, a guarnição composta pelo capitão Manoel, cabo Júnior e guarda-vidas civil voluntário e bombeiro comunitário Altair, todos especialistas em salvamento aquático, deslocou-se para o local da ocorrência”, informou o Corpo de Bombeiros catarinense em comunicado.
No momento do resgate, as condições eram de mar agitado, com ondas de 0,5 metros e muito vento. A baleia de porte médio estava presa pela nadadeira caudal em redes de pesca que se estendiam por mais de 60 metros. O animal já demonstrava sinais de exaustão.
Uma parte da rede e uma poita (pequena âncora) que estavam presos à baleia foram recolhidos pelo bombeiros. Para desprender a jubarte, foram utilizadas tesouras sem ponta.
“Após a liberação, a baleia foi monitorada por pouco tempo, submergiu e deslocou-se com velocidade em direção ao mar aberto”, disse o capitão.
Não se sabe se o animal chegou a ficar ferido.
Banda B