Araucária

Banheiro da Praça Vicente Machado de Araucária será reformado e ampliado

Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura de Araucária publicou no Diário Oficial do Município a definição sobre a contratação da empresa que executará a reforma e ampliação do banheiro da Praça Vicente Machado, no Centro da cidade. O projeto, elaborado pela equipe da Secretaria de Planejamento (SMPL), prevê itens que valorizam a sustentabilidade e preservam o painel artístico existente no local. A reorganização do espaço permitiu um ganho de quase 10m². Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, diariamente, de 50 a 70 pessoas utilizam esse banheiro (janeiro/2020).  

O novo projeto prevê uma melhoria completa na estrutura do banheiro. Na nova cobertura haverá argila expandida, que ajudará no resfriamento térmico do local. A ventilação cruzada foi pensada para melhorar a circulação interna do ar natural. Haverá ainda o reaproveitamento da água da chuva para regar as plantas do local. A economia de água também ocorrerá com a implantação de torneiras mais modernas e econômicas. Na parede do fundo, o lado para o Santuário Nossa Senhora dos Remédios, o projeto prevê uma fachada verde com plantas naturais que, além de beleza, ajudam no controle térmico.

A estrutura do ‘novo’ banheiro terá áreas exclusivas para o público feminino, masculino e para pessoas com deficiência (PCD). Na área feminina estão previstos quatro sanitários, além de três lavatórios. Na masculino, serão dois sanitários e quatro mictórios, além de lavatórios. Haverá também o espaço com sanitário para PCD e lavatório. Todos esses espaços contarão com trocador para bebê. Na entrada do banheiro haverá um bebedouro. Ações de acessibilidade também estão dentro do projeto.

O painel de azulejos que moldura a parte frontal do banheiro será mantido e ganhará destaque em meio à nova fachada. Este painel é composto por 252 peças de autoria do artista o plástico Roney Wilmar Erthal, e apresenta figuras alusivas à história de Araucária, desde o início no Tindiqüera, o pinheiro, o índio, passando pelos imigrantes que através de seus costumes, religiosidades e a agricultura mudaram o panorama da cidade. O painel também faz menção às primeiras fábricas, ao comércio, à educação, e à industrialização que atraem milhares de migrantes de todo pais, proporcionando uma diversidade cultural em nosso município.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.