Paraná

Beto Preto diz que Paraná estuda adotar passaporte da vacina

O Paraná estuda adotar o passaporte da vacina, disse em entrevista o secretário de Saúde do estado, Beto Preto, ao CBN Cidade 1ª Edição desta sexta-feira, 15. Segundo ele, o Governo do Estado estuda a possibilidade de exigir a carteira de vacinação em determinados estabelecimentos, mas que essa medida deveria vir do Governo Federal.

“Nós temos trabalhado com isso e, por enquanto, a nossa equipe está estudando esse assunto, porque ao longo de um ano e meio, eu tenho insistido na conscientização. Recentemente, dei uma entrevista no Litoral dizendo que, para este verão, aqueles que não se vacinaram evitem descer para o Litoral, porque além de serem presas fáceis para a covid-19, acabam sendo vetores de transmissão da doença. E nós precisamos trabalhar cada vez mais para diminuir a circulação do vírus. A vacinação é nosso foco. [Sobre o passaporte da vacina], não há ainda uma decisão, nós estamos analisando. Esperávamos que isso fosse uma medida proposta a partir do próprio Plano Nacional de Imunização. Mas vamos aguardar mais alguns dias e analisar. Se for necessário tomar essa decisão, nós podemos tomar”, explicou.

O secretário também afirmou que as doses de vacina enviadas pelo Ministério da Saúde não permitem o avanço muito rápido da vacinação em adolescentes. “Não adianta um ou dois municípios falarem: ‘Nós vamos vacinar 12 anos amanhã’. Nós não temos vacinas para isso. As vacinas vêm do Ministério da Saúde. Muitos municípios de outros estados que estão divulgando que estão chegando a 13, 12 anos, eu queria saber qual a mágica. Porque não adianta falar que vai vacinar e pular, deixar muita gente para trás e depois fazer repescagem. Nós aqui no Paraná temos feito um trabalho de muita responsabilidade e eu gostaria de ter todas essas doses hoje no estoque do Cemepar e à tarde poder descentralizá-las para todos os municípios, e infelizmente, quem tem a obrigação de comprar e distribuir é o Ministério da Saúde. Todos os municípios vão receber [doses] de maneira igualitária e ao longo do tempo nós vamos fazer a vacinação acontecer.

O secretário cumpre agenda no noroeste nesta sexta-feira. “Nós estamos a caminho de Loanda, onde vamos fazer a avaliação de um hospital filantrópico e também o atendimento daquela região, que é praticamente a metade da 14ª Regional de Saúde, que é uma área que precisa de ampliação do atendimento de assistência hospitalar e por isso temos um compromisso hoje com o prefeito de Loanda e de toda a região”, detalhou.

Informações da Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.