Educação

Biblioteca de Araucária lança grupo de leitura com foco em obra de Françoise Vergès

Coletivo do Saber propõe encontros mensais para debater obra da escritora francesa Françoise Vergès e refletir sobre desigualdades históricas

A Biblioteca Pública Municipal de Araucária (BIPA) lança neste mês o Coletivo do Saber, grupo de leitura que propõe encontros mensais para discutir o livro Um Feminismo Decolonial, da escritora e ativista francesa Françoise Vergès. As reuniões ocorrerão sempre no último sábado de cada mês, das 10h às 11h30, na sede da BIPA. O primeiro encontro será no dia 26 de abril, com datas já definidas até novembro.

A proposta é criar um espaço colaborativo de leitura, expressão artística e reflexão crítica sobre os papéis sociais das mulheres, os desafios enfrentados ao longo da história e as diversas formas de desigualdade. O foco está em perspectivas pouco discutidas nos debates tradicionais, especialmente aquelas que envolvem mulheres marginalizadas por sistemas coloniais e patriarcais.

Idealizado pela psicóloga Kirsty Hellen Santos Araújo, o projeto busca ampliar o olhar sobre a luta por direitos. “Ao revisitar histórias de mulheres que desafiaram estruturas opressoras sem estarem necessariamente ligadas a movimentos institucionalizados, fortalecemos uma visão de emancipação coletiva”, explica. Para ela, a proposta da autora é ir além da liberdade individual, promovendo uma libertação que contemple mulheres periféricas, de baixa renda e de culturas historicamente oprimidas.

O grupo é aberto a todas as pessoas interessadas em participar das discussões. A programação completa com os temas de cada encontro está disponível [neste link].

Serviço
Coletivo do Saber – Grupo de Leitura BIPA
Início: 26 de abril
Local: Biblioteca Pública Municipal de Araucária – Rua Prof. Alfredo Parodi, 427 – Centro
Encontros: Todo último sábado do mês, das 10h às 11h30
Informações: (41) 3614-7639

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Felipe Reis

Jornalista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tenho interesse em temáticas relacionadas à Politicas Públicas, Cultura, Diversidade e Inclusão, Educomunicação e Meio Ambiente voltadas a multimidialidade. Atuo com a produção de noticias, entrevistas, notas e cobertura de eventos para os diversos meios de comunicação.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.