
Bombeiros civis* da Grande Curitiba se reuniram na manhã desta quinta-feira (8) para protestar contra o calote que afirmam ter sofrido de uma empresa de vigilância e segurança. Durante três dias, eles atuaram na prevenção de incêndio e primeiros socorros na festa da Comunidade em Ação 2016, em Araucária, mas ainda não receberam o pagamento pelo serviço.
“Nós fomos convocados por essa empresa, por meio de uma documentação por e-mail, e em 26, 27 e 28 de agosto trabalhamos na festa, com turnos de 10 a 12 horas por dia. O que foi acordado é que receberíamos o dinheiro quatro dias após o evento. Só que ainda não vimos a cor dele”, disse Fernando Lourenço da Silva, bombeiro civil há mais de três anos.
Segundo ele, mais de 40 trabalhadores estão sem pagamento. Desde que o grupo decidiu se mobilizar contra o calote, iniciou-se um jogo de ‘empurra-empurra’, acusou o bombeiro. “Os contratos não foram nem fornecidos para a gente e a empresa disse que não era responsável pelo pagamento, repassando para outra corporação. A briga fica nisso e ninguém recebe”, completou.
A brigadista Érica Santos, de 31 anos, também está entre os trabalhadores prejudicados. Desempregada, ela sustenta a família com as taxas que cobra atuando em eventos. “Nós tivemos um baita prejuízo, ninguém me avisou que era uma ação voluntária. Não fomos lá de graça e queremos o nosso dinheiro. Eu tenho dois filhos para criar”, desabafou.
De acordo com os manifestantes, as empresas que realizaram a contratação se reuniram nesta quarta-feira (7) e se comprometeram, por meio de uma carta, quitar a dívida com os bombeiros civis. Sobre o caso, a redação do Araucária no Ar conseguiu contato com um dos organizadores do eventos que nos afirmou que na data de ontem (07) foi lavrado um documento onde a empresa se compromete em pagar os honorárias até o dia 26 de setembro. Abaixo o documento que nos foi enviado pela organização:
*Bombeiro civil é um brigadista particular que pode ser contratado para atuar em empresas públicas e privadas. Ele não precisa de concurso público, o contrário do bombeiro militar, mas passa por cursos na área para conseguir a qualificação.
Informações: BandaB e Redação Araucária no Ar
Foto Capa: Reprodução Facebook