Educação

Boneca Ediana ajuda estudantes do Boa Vista a decifrar enigmas

Uma pequena boneca de pano chamada Ediana está transformando a rotina dos estudantes das escolas da regional Boa Vista. O brinquedo foi a forma inventada pela equipe pedagógica do Núcleo da Educação para apresentar às crianças enigmas, problemas e textos para interpretação, além de atividades de raciocínio.

A boneca será levada a todas as escolas da regional com diferentes questões para as crianças resolverem. “Ela encoraja os estudantes a transformarem momentos de brincadeira e interação em ações de aprendizagem. Protagonismo, empatia, criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto”, explicou a chefe do núcleo do Boa Vista, Michele Francisca Prado.

Quando a boneca chega à escola com um problema, professores e alunos podem utilizar qualquer material que julgarem conveniente para resolverem seus desafios. Todos os procedimentos utilizados para a resoluções são registrados e depois seguem viagem com a Ediana, que dessa forma, vai elaborando um acervo com as diferentes possibilidades de aquisição do conhecimento.

“Esse material mostra que muitos estudantes precisam de encaminhamentos diferentes para aprender e que é preciso que o professor compreenda as reais necessidades de cada um”, ressaltou Michele.

Primeiras visitas

A Boneca dos Desafios iniciou suas visitas na semana passada, quando passou pelo Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) Arlete Procotte e pela Escola Municipal Professora Kó Yamawaki (Bairro Alto). Agora está na Escola Professor Herley Mehl, no Pilarzinho.

Na Kó Yamawaki, a boneca mobilizou todos os estudantes do Ensino Fundamental, inclusive os da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A questão apresentada foi “a transformação do retângulo em quadrado”, desafio com foco nas formas geométricas.

“Conversamos sobre a importância de uma participação em grupo e as diferentes contribuições de cada pessoa para a aprendizagem de novos conhecimentos”, relatou a professora Rosivane Stepniowski, da turma do 5º ano C.

Mural, contação de histórias, produção de texto coletivo, ilustrações, cálculos, recursos digitais e materiais recicláveis foram utilizados por 300 estudantes envolvidos no desafio. “Rachamos a ‘cuca’ na sala de aula. Então, depois de pensar muito, conseguimos uma dica valorosa da professora e aí chegamos ao resultado”, conta o estudante Pedro Lopes Alvao, de 9 anos, do 5º ano C.

A atividade com Ediana fez tanto sucesso na escola que a equipe pedagógica da unidade continuará os desafios com as crianças utilizando um outro boneco, o Kó.

 

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.