
Com a chegada do fim do ano, já é possível ver as fachadas das casas e dos estabelecimentos comerciais iluminadas pelos tradicionais pisca-piscas de Natal. É preciso tomar cuidado, contudo, para que a decoração não vire um problema na hora da chegada da conta de luz. As festas de Natal e de Ano-Novo, assim como as férias, costumam demandar maior consumo de energia elétrica e, consequentemente, elevam o valor final do gasto.
Outro fator que pode pressionar o aumento da tarifa são as temperaturas intensas que atingem o país. O fim de semana vai ser marcado pelas altas temperaturas decorrentes de nova onda de calor, principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que algumas cidades registrem temperaturas próximas aos 42ºC, potencial recorde para dezembro.
Nesse sentido, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima aceleração de 11,3% para a demanda de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) neste mês. As informações constam em boletim divulgado nessa sexta-feira (15/12).
Para ler a matéria completa, acesse o portal Metrópoles, parceiro da Banda B, clicando aqui.
Banda B