Consumidor

Calor e festas de fim de ano aumentam conta de luz; confira como economizar

Com a chegada do fim do ano, já é possível ver as fachadas das casas e dos estabelecimentos comerciais iluminadas pelos tradicionais pisca-piscas de Natal. É preciso tomar cuidado, contudo, para que a decoração não vire um problema na hora da chegada da conta de luz. As festas de Natal e de Ano-Novo, assim como as férias, costumam demandar maior consumo de energia elétrica e, consequentemente, elevam o valor final do gasto.

Outro fator que pode pressionar o aumento da tarifa são as temperaturas intensas que atingem o país. O fim de semana vai ser marcado pelas altas temperaturas decorrentes de nova onda de calor, principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que algumas cidades registrem temperaturas próximas aos 42ºC, potencial recorde para dezembro.

Nesse sentido, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima aceleração de 11,3% para a demanda de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) neste mês. As informações constam em boletim divulgado nessa sexta-feira (15/12).

Para ler a matéria completa, acesse o portal Metrópoles, parceiro da Banda B, clicando aqui.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.